GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 23 de abril de 2016

CADA DOIDO COM SUA MANIA

Quarteto usa bicicleta e barco a remo para ir de Londres ao Rio de Janeiro

                                 Grupo vai percorrer 3.400 milhas até o Recife




Grupo vai aportar no Recife antes de pedalar até o Rio e deve chegar neste sábado (23)

A ideia de quatro pessoas que não se desconhecem (dois homens e duas mulheres) saírem de Londres até Pernambuco já causa certa estranheza. E o que dizer se a maneira de fazer a viagem for a mais inusitada possível? Independente de críticas, o australiano Luke Richmond, de 31 anos, e os ingleses Jake Heath, 29, Susanah Cass, 27, e Mel Parker, 29, estão fazendo o trajeto usando apenas bicicletas e um barco a remo. Eles têm chegada no Litoral Norte do Estado prevista para a tarde de hoje. Depois ainda vão pedalar até o Rio de Janeiro. Se concluírem a rota, estarão celebrando o sucesso do projeto Row2Rio, montado para que eles saíssem da cidade-sede da última Olimpíada e chegassem na que vai receber a nova edição dos Jogos, praticando dois esportes olímpicos.
As motivações para encarar um desafio tão grande foram diversas. O idealizador foi o podólogo Jake, que conseguiu convencer outras três pessoas que nunca tinham se visto a embarcar na aventura. “Jake montou o projeto por vários motivos, mas os principais foram o fato de estarmos prestes a vivenciar uma nova Olimpíada e de ele estar perto de fazer 30 anos. Acho que sempre quis celebrar a idade com uma grande aventura”, contou Isla Haslam, namorada do podólogo que chegou ao Recife, de avião, na última quarta-feira.
O contato com Luke, Susannah e Mel foi feito via redes sociais. Jake ia convidando as pessoas até achar um trio que se interessasse pela travessia. Em 9 de janeiro deste ano, eles saíram do Estádio Olímpico de Londres, palco das cerimônias de abertura e encerramento da última edição dos Jogos, e pedalaram até a cidade portuguesa de Lagos. O quarteto chegou ao destino em 31 do referido mês. Eles faziam 18km por dia e precisaram percorrer 1.500km para completar o percurso Londres/Lagos. As dormidas aconteciam na casa de estranhos ou em acampamentos.
Depois de todo o empenho em concluir o pedal, pegaram um avião e retornaram à Inglaterra porque precisavam trazer o barco para Portugal. De volta a Lagos, o grupo partiu remando no dia 29 de fevereiro e, desde então, atravessa o Oceano Atlântico rumo ao Estado. “Depois de uma semana, o esforço de fazer o barco sair do lugar se tornou o menos difícil. Dormir mal, comer mal, enfrentar as ondas, tempestades e ainda ter energia para limpar o barco são coisas muito difíceis”, contou Luke.
Com a viagem em um barco a remo de Lagos até o Pernambuco, o quarteto pretende quebrar dois recordes mundiais de travessias. Quer ser o primeiro a completar o trajeto da Europa até América do Sul por essa rota e o primeiro também formado por uma equipe mista de dois homens e duas mulheres. Ao todo, eles querem percorrer 3.400 milhas náuticas (aproximadamente 6.300km). Para isso, revezam-se de dois em dois. Enquanto uma dupla rema, a outra dorme no barquinho de nove metros de extensão.
A alimentação vem sendo um dos aspectos mais críticos da aventura, já que eles se limitam a consumir comidas desidratadas, shakes de proteína e carboidratos em gel. Durante os quase dois meses remando, eles consomem diariamente 5.000 calorias, mas gastam quase 10.000 todos os dias. Visivelmente mais magros do que quando embarcaram na aventura, o grupo vai permanecer no Recife cerca de duas semanas para descansar e depois seguem pedalando pelo litoral em direção ao Rio de Janeiro. Toda aventura está sendo registrada na fanpage Row2Rio.

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário