GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 31 de maio de 2016

CONSELHO DE ÉTICA

RELATOR ENTREGA VOTO PELA CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA
RELATOR PROPÕE CASSAR EDUARDO CUNHA EM VOTO AO CONSELHO DE ÉTICA (FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO)

PARECER CONSIDERA QUE CUNHA MENTIU SOBRE CONTAS NO EXTERIOR

O deputado Marcos Rogério (DEM-RO) entregou na manhã desta terça-feira, 31, ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados o parecer sugerindo a cassação do mandato do presidente afastado da Casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
O relatório sobre quebra de decoro parlamentar foi concluído quase seis meses depois do início das investigações pelo colegiado. Cunha é acusado de mentir à CPI da Petrobras ao negar ser dono de contas secretas na Suíça. O peemedebista e seus aliados fizeram inúmeras manobras protelatórias durante o período.
O documento foi recebido pelo presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PR-BA), que deve marcar sessão de leitura nesta quarta-feira, 1º.
Apesar de estar impedido pela presidência da Câmara de incluir como motivo de cassação a acusação de que Cunha recebeu propina no petrolão, Rogério não deixou o tema de fora de seu voto.
Ele argumenta que as contas vinculadas a Cunha da Suíça foram omitidas por terem sido, segundo as investigações da Procuradoria-Geral da República, abastecidas em parte com recursos oriundos do esquema de corrupção na Petrobras.
Aliados de Cunha trabalham para a aplicação de uma punição branda ao peemedebista, como a suspensão de suas prerrogativas parlamentares. Eles dizem ter maioria dos votos nesse sentido no Conselho, que é composto por 21 integrantes e que, em março, aprovou a continuidade da investigação contra Cunha por margem mínima, 11 votos a 10.
A votação no Conselho deve acontecer ainda na primeira quinzena de junho, caso não haja reviravoltas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário