GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 28 de junho de 2016

TERRORISMO ATACA NOVAMENTE

Ataque ao aeroporto de Istambul mata ao menos dez


Um ataque com uma série de explosões e trocas de tiros atingiu o aeroporto internacional Ataturk, em Istambul, por volta das 22h (locais) de terça-feira. O Ministério da Justiça deu um balanço inicial de dez mortos, e TVs locais falam em até 40 feridos. Há indícios de que explosões de dois homens-bomba tenham atingido um terminal de chegadas, e ainda de que haveria reféns. Contas de Twitter ligadas ao Estado Islâmico reivindicaram um suposto atentado.
Ao apontar o balanço de dez mortos, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozdag, disse à rede NTV que um agressor abriu fogo com um rifle Kalashnikov, mas não deu mais detalhes. Há relatos de funcionários federais sobre uma troca de tiros com policiais que terminou com terroristas se explodindo.
Algumas testemunhas afirmaram que suspeitos teriam jogado granadas contra o setor de raio-x de um terminal. A Turquia proíbe a difusão de informações sobre episódios de terrorismo por fontes independentes, em tempo real.
Voos de chegada e saída no aeroporto foram imediatamente suspensos após o ataque. Alguns aviões que chegavam foram desviados para aeroportos próximos.
Alguns vídeos mostram pessoas dentro e fora do aeroporto com expressão de terror durante as rajadas de tiros. Outras imagens mostraram vários policiais entrando no aeroporto, armados. Em imagens publicadas no Twitter, feridos eram atendidos na área de desembarque do terminal internacional.
Táxis estão transportando os feridos do aeroporto, disse uma testemunha à CNN turca. Cerca de 30 ambulâncias se concentravam do lado de fora do terminal internacional após as explosões.
O Atatürk é o terceiro aeroporto europeu de maior circulação de passageiros, atrás apenas de Heathrow (Londres) e o Charles de Gaulle (Paris).
TERRORISMO FREQUENTE
Um dia antes, o Departamento de Estado dos EUA havia reforçado um alerta a seus cidadãos para que "exercessem vigilância aumentada e precaução ao visitar áreas de acesso público" na Turquia, em especial as muito frequentadas por turistas.
Enquanto contas ligadas ao EI afirmaram que o grupo foi responsável pelo ataque, a Turquia não chegou a uma conclusão. Nos últimos dois anos, o Estado Islâmico tem intensificado sua atuação no país, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia.
Militantes radicais de grupos separatistas curdos têm ainda realizado ataques em área do Sudeste do país. Um outro ataque recente contra policiais na capital, Ancara, deixou 37 mortos em um ônibus.
No dia 22 de março, dois suicidas se explodiram na zona das partidas do aeroporto de Zaventem, em Bruxelas, deixando 15 mortos e dezenas de feridos. Horas depois, um outro atentado deixou mais vários mortos e feridos numa estação de metrô na capital da Bélgica.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário