GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

ACENANDO AOS NORDESTINOS

Alckmin faz novo aceno ao Nordeste

Possível candidato a presidente em 2018, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), fez novo gesto político ao emprestar bombas do sistema Cantareira para mitigar a seca no Nordeste.


Em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (26), o tucano assinou termo de cessão dos equipamentos para a Paraíba e Pernambuco, com discurso nacionalizado.
"É uma oportunidade de retribuirmos aos nordestinos, que tanto que contribuíram para o desenvolvimento de São Paulo", discursou. "O Brasil é um país muito grande, continental. Não podemos ser unitários. Nós temos de fortalecer a federação."
Pernambuco e Paraíba são comandados pelo PSB, sigla do vice de Alckmin, Márcio França, e que cobiça a sua filiação para lançá-lo candidato a presidente.
A jornalistas, o tucano disse que o convênio "não tem nenhuma relação" com a questão eleitoral. "Se os governadores fossem do PT, do PP, de qualquer partido, nós iríamos colaborar do mesmo jeito", respondeu Alckmin.
Representando o governador de Pernambuco, o presidente da companhia de saneamento do Estado, Roberto Tavares, fez menção velada a seu projeto nacional.
"Quem sabe, no futuro, [Alckmin] possa enfrentar mais de perto esses problemas", disse. Alckmin, que sorria, não alterou o semblante.
ÁGUA
O empréstimo de bombas do Cantareira se soma a outras agendas nacionais recentes de Alckmin como a realização de testes em Pernambuco da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan e o envio de policiais paulistas para atuar na Olimpíada no Rio.
A questão da água é particularmente sensível para o governador. Uma das piores crises de seu governo, que fez sua popularidade à época desabar, deu-se há dois anos, diante da maior falta de água na história do Estado.
Na cerimônia desta segunda, Alckmin tratou do assunto como superado e listou as iniciativas da gestão para combater o problema. "Nós fizemos, em São Paulo, um grande trabalho de uso racional da água, mudou a cultura", declarou.
"Nós acabamos, até por força da dificuldade, adquirindo uma grande expertise e tecnologia, equipamentos para superar esse período de adversidade e, graças a Deus, não estamos usando mais."
O empréstimo dos equipamentos aos Estados nordestinos, por 120 dias renováveis, teria potencial de beneficiar quase 2,5 milhões de pessoas, embora apenas 1 milhão viva na região.
Segundo o governo paulista, a medida, orçada em R$ 8,26 milhões, não terá custo aos beneficiados.
O tucano defendeu a obra de transposição do rio São Francisco, afetada pela crise federal e pela seca -que atinge o Nordeste há cinco anos, com prejuízos econômicos e sociais.
TEMER
Alckmin trava uma disputa interna no PSDB para viabilizar a sua candidatura a presidente, em 2018.
O senador Aécio Neves (MG), que foi reconduzido por um ano na presidência do partido e também pleiteia o posto de presidenciável, tem defendido publicamente o apoio tucano ao presidente Michel Temer (PMDB), em meio a crises que atingem o governo federal.
Até então visto como moderado no apoio ao presidente, Alckmin fez atos públicos e conversas privadas com Temer nos últimos dias.
No anúncio, o governador voltou a minimizar eventuais diferenças. Na presença do ministro Helder Barbalho (Integração Nacional), ele celebrou a "ótima parceria com o governo federal do presidente [Michel] Temer".
E citou o lema em latim da bandeira paulista: "Pelo Brasil, faça-se o máximo".


Da Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário