GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

OPERAÇÃO LAVA JATO - NAS MÃOS DE MORO

AÇÃO CONTRA CUNHA SAI DA JUSTIÇA DO RIO E VAI PARA CURITIBA
ESSA AÇÃO CORRESPONDE À ACUSAÇÃO DE QUE OS EX-DEPUTADOS FEDERAIS EDUARDO CUNHA E SOLANGE ALMEIDA RECEBERAM PROPINAS PROPINAS PAGAS NA COMPRA DE NAVIOS-SONDA PELA PETROBRAS (FOTO: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO)

SAÍDA DO CASO DO RIO É A PEDIDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

O processo em que os ex-deputados federais Eduardo Cunha e Solange Almeida (ambos do PMDB-RJ) são acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por propinas pagas na compra de navios-sonda pela Petrobras foi redistribuído para a 13ª Vara Federal de Curitiba.
Desde que o mandato de Cunha foi cassado, em setembro, a ação penal estava no Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), devido ao foro por prerrogativa de função de Solange Almeida, então prefeita de Rio Bonito (RJ).
A redistribuição foi feita a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A 13ª Vara Federal de Curitiba é base da Operação Lava Jato e do juiz Sérgio Moro.
No processo, Cunha responde à acusação de ter pedido cerca de US$40 milhões ao empresário Júlio Camargo para viabilizar a contratação do estaleiro sul-coreano Samsung Heavy Industries como fornecedor de dois navios-sondas à Petrobras. As sondas foram usadas pela estatal para a perfuração em águas profundas na África e no Golfo do México. A Petrobras atua como assistente da acusação no caso.
Além de Solange, Cunha contou com a participação do intermediário Fernando Soares, o Fernando Baiano, e do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró. Camargo, Soares e Cerveró já foram condenados pela 13ª Vara Federal de Curitiba pelos mesmos fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário