GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de março de 2017

BOMBARDEANDO O ACORDÃO

Deputados e senadores fora lista podem minar acordão

Deputados e senadores que ficarem fora da nova lista de Janot poderão bombardear um acordão entre setores da elite do Legislativo, do Executivo e do Judiciário para enfrentar danos da Lava Jato. Esse setores têm debatido as ideias de anistia ao caixa 2 e de criar o voto em lista fechada para eleger deputados federais.
A chance desse acordão prosperar dependerá bastante do número de deputados e senadores que responderão a inquérito no STF (Supremo Tribunal Federal) a pedido do procurador-geral da República. Há deputados e senadores que se imaginam fora da nova lista de Janot e que creem que isso seria um ativo eleitoral na campanha do ano que vem.
Ou seja, o político poderia tentar exibir como uma vantagem ele não ser investigado pela Lava Jato. Portanto, enquanto não for quebrado oficialmente o sigilo dos 83 inquéritos pedidos por Janot, haverá muita fumaça, mas pouco fogo.
PADRINHO FORTE
Quem está articulando uma reforma política em resposta à Lava Jato são as cúpulas do PMDB e do PSDB mais o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF Gilmar Mendes, que desempenha papel central nesses movimentos. Gilmar Mendes tem muita proximidade política com o presidente Michel Temer e com caciques peemedebistas e tucanos de alta plumagem.
Ontem, os debates desse grupo começaram de manhã no Palácio do Planalto e terminaram numa festa à noite na casa do ministro do STF. Esse grupo tem muita capacidade de produzir notícias, porque é uma elite política que sustenta o governo Temer. No entanto, precisará levar em conta o instinto de sobrevivências de deputados e senadores que ficarem fora da nova lista de Janot.
Ontem, havia congressistas que diziam que seria preciso separar o joio do trigo, insistindo em anistia ao caixa 2 eleitoral e na lista fechada. Mas também outros falavam que, por se julgarem fora da nova lista de Janot, viam isso como vantagem para concorrer em 2018 a diversos cargos e não tinham interesse, por exemplo, em anistiar o caixa 2 eleitoral, tese que poderia ser questionada no STF.

Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário