GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 27 de março de 2017

NÚMEROS ALARMANTES

Mais de 500 assaltos a ônibus são registrados em PE


Ao menos 503 assaltos a ônibus foram contabilizados pela Secretaria de Defesa Social, nos primeiros 86 dias de 2017. Ao todo, foram 129 investidas criminosas contra coletivos, até o fim de domingo. Os números foram apresentados pela Polícia Civil, hoje, durante coletiva em que foram apresentados detalhes sobre a prisão de cinco suspeitos de praticar o mesmo tipo de crime.
Segundo o chefe da força-tarefa que investiga os assaltos a ônibus no Grande Recife, delegado Joel Venâncio, há uma projeção de redução de cerca de 20% para o fim de março, levando em conta a média diária dos crimes do tipo. Por dia, em 2017, já foram quase seis investidas a ônibus por dia.
“Durante o fim de semana, foram presas cinco pessoas, integrantes de três grupos suspeitos de assaltar coletivos. Foram três menores de idade e dois maiores. Até agora, a Polícia Civil prendeu 41 pessoas relacionadas a este tipo de roubo. Além destas, a Polícia Militar prendeu outras 57, totalizando 98 suspeitos”, disse.
Na sexta-feira, foi preso o último integrante de uma quadrilha que praticava assaltos na comunidade de Areinha, em Camaragibe, no Recife. O jovem, de 18 anos, era menor de idade na época dos assaltos e, por isso, foi inicialmente apreendido. Outros crimes, foram relacionados a ele, praticados após ter completado 18 anos.
“Os outros integrantes da quadrilha haviam sido presos anteriormente, mas acreditamos que ele continuava praticando assaltos. Foi capturado em casa, na mesma comunidade, com uma touca tipo ninja e uma faca, com a qual praticava os assaltos”, disse a delegada Euricélia Nogueira, responsável pela prisão.
O outro caso ocorreu em Olinda, na quinta-feira, quando dois adolescentes e um maior, armados com facões, entraram em um veículo que fazia a linha Casa Caiada, nas imediações do Shopping Tacaruna, bairro de Santo Amaro. Na ocasião, um passageiro reagiu à investida e os três foram rendidos pelos passageiros.
O motorista conduziu o ônibus à Delegacia de Olinda, onde os suspeitos foram autuados. Segundo a polícia, imagens do circuito de segurança de outro ônibus mostra o mesmo grupo praticando outros assaltos. Os suspeitos utilizavam, além de facões, armas de fogo e até espingardas calibre 12.
O terceiro caso ocorreu em um ônibus da linha Avenida Norte/T.I. Macaxeira. Dois suspeitos seguiram uma passageira que estava dentro do coletivo e, no cruzamento entre as avenidas Dantas Barreto e Guararapes, a abordaram. Policiais notaram a ocorrência e conseguiram prenderam um dos homens.
Celulares
A Secretaria de Defesa Social lançou uma plataforma a partir da qual é possível retornar às vítimas celulares roubados e apreendidos pela polícia. No novo sistema, é possível cadastrar o Imei do celular, que pode ser acessado a partir do teclado do telefone, pelo número *#06#.
Por meio do código, caso haja apreensões de celulares roubados, a polícia tem como localizar os aparelhos e devolvê-los aos donos. O número pode ser cadastrado pelo site da SDS, no banner 'Alerta Celular'.

Do G1/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário