GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 31 de maio de 2017

BRASILEIRO SÉRIE A

Mirando títulos, Vanderlei Luxemburgo estreia pelo Sport tendo decisão pela frente

"É ralar a bunda no chão e se conscientizar de que tem que ser determinado e aplicado", pregou

Após perder jogo de ida por 2 a 1, Leão precisa vencer Botafogo na Ilha do Retiro para avançar às quartas de final da Copa do Brasil


Multicampeão, o técnico Vanderlei Luxemburgo chegou ao Sport falando "grosso". Com o desafio de provar que ainda está no hall dos principais treinadores do país, o novo comandante leonino se mostrou ousado ao chegar ao novo clube, mirando uma vaga na Copa Libertadores e títulos nacionais pelo rubro-negro pernambucano. Sendo assim, terá logo de cara uma decisão pela frente. Pouco mais de 24 horas após desembarcar no Recife, Luxemburgo estreia à frente do Leão contra o Botafogo, na Ilha do Retiro, pela partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Competição que o treinador conquistou apenas uma vez na carreira, em 2003, pelo Cruzeiro.

Após perder o jogo de ida, no Rio de Janeiro, por 2 a 1, ainda sob o comando de Ney Franco, o Sport precisa apenas de uma vitória simples por 1 a 0 para avançar. Ou de qualquer outra por dois gols de diferença. Já ao Botafogo, basta um empate por qualquer placar. Sendo assim, para reverter a desvantagem, Luxemburgo fez questão de convocar os torcedores. Bastante conhecedor da força da Ilha do Retiro, quando era adversário, o treinador avaliou a torcida como o "centroavante" do time.

"A primeira coisa que eu quando vinha jogar aqui tinha que quebrar não era o gelo da equipe do Sport, era o gelo da magia da Ilha. Que é uma coisa fantástica. A torcida, o cazá cazá, que entra dentro de campo e contagia os jogadores. Na nossa casa, mandamos nós. Esse torcedor, não é um torcedor normal. Para mim é o centroavante da equipe", discursou. "Agora, só que os jogadores vão ter que trabalhar para fazer esse centroavante colocar a bola para dentro. Como ele vai fazer isso? É ralar a bunda no chão e se conscientizar de que tem que ser determinado e aplicado o tempo todo."

Confronto de gerações 

A partida também será um confronto de gerações. Isso porque se o Sport apostou na experiência de Vanderlei Luxemburgo, de 65 anos, do outro lado, no comando do Botafogo, estará Jair Ventura, de apenas 38, e que está apenas no seu segundo ano de carreira como treinador efetivo, já levando o clube carioca às oitavas de final da Libertadores. E ser apontado por alguns críticos como "ultrapassado" foi um dos motivos que levou Luxemburgo a assumir o desafio de treinar o Leão pernambucano.

"Houve uma cobrança muito grande pós-Copa do Mundo de uma mudança de técnicos. Achavam que os novos deveriam ocupar o espaço em uma renovação. Ela tem que existir, mas naturalmente. Não por uma forçação de barra. Não se pode a experiência fora. Temos que usar a experiência em prol de alguma coisa", defendeu-se. "Estão tentando reiventar o futebol. Mas o futebol já foi inventado há anos. Falam em 4-1-4-1, mas o que é isso? O Flamengo já jogava assim no título mundial de clubes em 1981. O importante na equipe é ter um grupo que esteja motivado, determinado e comprometido", acredita. "Eu vim pra cá porque eu tenho uma proposta para ganhar. Eu quero ganhar e vou cobrar do Sport que pense da mesma forma como eu".

Ficha técnica

Sport
Magrão; Ronaldo, Matheus Ferraz, Durval e Mena; Fabrício, Rithely e Diego Souza; Rogério, André e Everton Felipe. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Botafogo
Gatito Fernández, Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Víctor Luís; Aírton, Rodrigo Lindoso, João Paulo e Camilo; Rodrigo Pimpão e Roger. Técnico: Jair Ventura.

Local: Ilha do Retiro. Horário: 21h45. Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP). Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa-SP). Ingressos: R$ 20 + 1 kg de alimento (arquibancada frontal e lateral), R$ 10 1 kg de alimento (sócio e estudante)

Nenhum comentário:

Postar um comentário