GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

LAVA JATO

PODEMOS ACABAR SEM PUNIÇÃO PARA CASOS DE CORRUPÇÃO, DIZ PROCURADOR
PARA LIMA, UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS QUE A LAVA JATO ENFRENTA NESSE MOMENTO É UMA SENSAÇÃO DE INDIGNAÇÃO QUE PODE CRESCER NA POPULAÇÃO CASO AS DESCOBERTAS DAS INVESTIGAÇÕES NÃO GEREM PUNIÇÕES FOTO: RODOLFO BUHNER/ ESTADÃO

PARA CARLOS FERNANDO, A REFORMA POLÍTICA NÃO RESOLVE O PROBLEMA

O procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, da força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba, disse nesta segunda-feira, 14, que a corrupção no setor público brasileiro tem ligação com o sistema eleitoral extremamente caro. Contudo, a reforma política que tramita no Congresso Nacional, que entre outros pontos propõe a criação de um fundo para financiar as campanhas de R$ 3,6 bilhões, não vai, na opinião do procurador, resolver o problema, “pelo contrário”.
“Precisamos combater as causas da corrupção no Brasil. No setor público, elas estão ligadas a um sistema eleitoral extremamente caro e que exige, para se financiar, recursos obtidos ilicitamente”, disse Lima. “A resposta dos deputados agora é dinheiro público através de um fundo. Numa democracia consolidada, acho que até caberia discutir isso. Mas atualmente é incompatível com a situação que o Brasil está.”
O procurador criticou ainda o distritão, que está sendo debatido no Congresso no âmbito da reforma política, argumentando que tem objetivo de manter as elites partidárias no comando. Essas propostas seriam a prova da resistência da classe política à tentativa de mudança do sistema.
De acordo com Lima, um dos principais desafios que a Lava Jato enfrenta nesse momento é uma sensação de indignação que pode crescer na população caso as descobertas das investigações não gerem punições. “Imagine como ficaria a população se fosse aprovada uma lei de anistia?”, questiona, ponderando que seria uma “solução ineficaz” contra a corrupção e se assemelharia ao que aconteceu na Itália após a operação Mãos Limpas, que inspirou a Lava Jato.
Lima participou do 4º Fórum de Compliance, promovido pela Câmara Americana de Comércio Brasil Estados Unidos (Amcham), em São Paulo.

(AE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário