GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de agosto de 2017

NÁUTICO - CALCULANDO A PERMANÊNCIA

Roberto Fernandes calcula permanência do Náutico na Série B com mais dez vitórias

"A grosso modo, se o Náutico vencer dez desses 18 jogos consegue escapar", projeta o técnico

Caso alcance a marca, Timbu chegaria a 44 pontos, margem que ainda representa risco entre 38% e 40% de queda, segundo os matemáticos


Com o time na lanterna da Série B desde a sexta rodada, e na zona de rebaixamento desde a segunda, o pensamento no Náutico é pensar jogo a jogo. O que não significa deixar a calculadora de lado. Tanto que o técnico Roberto Fernandes já tem um número mágico para escapar da degola. Para o treinador, caso a equipe vença 10 das 18 partidas que ainda terá pela frente, alcançará o objetivo de manutenção. Caso a marca seja atingida, o Náutico somaria 44 pontos. Margem, porém, não tão segura assim segundo os matemáticos.

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, essa pontuação ainda representa 38,8% de risco de rebaixamento. Já segundo o Chance de Gol, a possibilidade de queda com 44 pontos é de 40%. 

"Nos restam 18 jogos nesse segundo turno e não passa na cabeça de ninguém que vamos vencer todos os jogos. A grosso modo, se o Náutico vencer dez desses 18 jogos consegue escapar. Ou seja, podemos perder ainda mais oito partidas, desde que vençamos dez. Mas não vamos brincar de donos do mundo e dizer quais jogos temos a segurança", pontuou o treinador.

Vale lembrar, no entanto, que se a conta atual de Roberto Fernandes não aponta para um número seguro de acordo com os principais sites de projeções, por outro lado o treinador vem se tornando um especialista em salvar clubes do rebaixamento. 

A começar pelo próprio Náutico, evitando duas quedas para a Série B em 2007 e 2008 e uma para a Série C, em 2010. Além disso, o treinador também conseguiu a manutenção do ABC na Segunda Divisão em 2013, em uma situação semelhante a atual do Timbu, assumindo o time na lanterna da competição.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário