GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 19 de agosto de 2017

OPERAÇÃO ABATE

PEN DRIVE LEVOU À PRISÃO O EX-LÍDER DOS GOVERNOS LULA E DILMA
MÍDIA FOI APREENDIDA NA RESIDÊNCIA DO EX-PRESIDENTE DA ELETRONUCLEAR (FOTO: REPRODUÇÃO)

MENSAGENS RESGATADAS APONTAM INFLUÊNCIA DE VACCAREZZA NA PETROBRAS

Em um pen drive encontrado na residência do almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex-presidente da Eletronuclear condenado na Lava Jato por corrupção, a Polícia Federal identificou mensagens que apontaram para um esquema de propinas envolvendo o ex-líder dos Governos Lula e Dilma na Câmara, Cândido Vaccarezza (ex-PT/SP).
A investigação revela que o pen drive foi deixado em poder do almirante pelo executivo Bruno Luz, filho do lobista Jorge Luz, ambos apontados como operadores de propinas do PMDB. Os policiais ainda não sabem o motivo de Bruno ter levado a mídia eletrônica para o ex-presidente da Eletronuclear.
Vaccarezza foi preso nesta sexta-feira, 18, em São Paulo, por ordem do juiz federal Sérgio Moro, na Operação Abate, nova etapa da Lava Jato. O ex-petista está sob suspeita de ter recebido pelo menos US$ 500 mil em propinas.
O pen drive apreendido na casa do almirante Othon contém diversos arquivos. Um deles é o armazenamento de mensagens de email de Vaccarezza.
Pela quebra do sigilo telemático dos endereços eletrônicos de Vaccarezza (vaccarezza@gmail.com) foram ainda colhidos ‘elementos probatórios’ que indicam que o então parlamentar exercia influência em negócios da Petrobrás.
Por exemplo, uma troca de mensagens entre o ex-petista com Fernando Paes de Carvalho, então gerente de Gabinete da Presidência da Petrobrás, ‘para introduzir pessoa interessada em negócios com a Petrobrás’.
Em uma outra mensagem, também destinada a Carvalho, o ex-líder de Lula e Dilma indica pessoa para o cargo de gerente-geral para o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
Os investigadores encontraram mensagem enviada a Vaccarezza por empresários da área do petróleo, solicitando intermediação de encontros com dirigentes da Petrobrás.
Também diversas mensagens a ele enviadas relativamente à sua interferência em negócios da estatal.
A investigação mostra que o ex-líder de Lula e Dilma agia inclusive para nomeação e manutenção de pessoas para cargos de gerência na Petrobrás.
“Chama a atenção pleito de empregado da Petrobrás ao então parlamentar para que os cargos fossem ocupados com pessoas dispostas a defender o então Governo e o Partido dos Trabalhadores e para que fossem afastadas pessoas a eles não simpatizantes, ou seja, solicitação para a ocupação de cargos por critérios político partidários”, destaca o juiz Sérgio Moro.
No exame do pendrive, autorizado por Moro, foram identificadas também mensagens eletrônicas impressas em formato PDF a partir do endereço eletrônico oxfordgt@gmail.com.
“As mensagens, em língua portuguesa, tratam de fatos ocorridos no Brasil, o que indica que o endereço eletrônico era utilizado por pessoas no Brasil”, assinala Moro.
A pedido do Ministério Público Federal, por decisão de 11 de abril de 2017, foi levantado o sigilo do conteúdo armazenado no pen drive. Os peritos constataram que a maior parte teria sido apagada, pois localizadas somente cinco mensagens.
A perícia no pen drive revela que um grupo utilizava oxfordgt@gmail.com para se comunicar mediante mensagens escritas e armazenadas na pasta ‘rascunho’, sem que fossem enviadas.
Entre os usuários do endereço estava Bruno Luz, identificado pela sigla ‘BL’.
Outro conteúdo do pen drive aponta para Vaccarezza e ‘outros negócios’ supostamente intermediados por Jorge Luz e seu filho Bruno, inclusive um contrato de fornecimento de asfalto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário