GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de agosto de 2017

SPORT - QUAL A MELHOR ?

Qual dupla de zaga do Sport rende mais?

"Fiz um revezamento entre eles para que estejam sempre com ritmo de jogo", justifica Luxemburgo

Durval, Henríquez e Ronaldo Alves alternam a titularidade e o Superesportes fez um levantamento para apontar qual dupla tem melhor aproveitamento


Os bons frutos colhidos pelo Sport sob o comando de Vanderlei Luxemburgo são inegáveis. Além da virada de turno do Brasileirão na zona de classificação à Libertadores, o clube realiza a sua melhor campanha na história da Copa Sul-Americana. Entretanto, os feitos do técnico não o exime das críticas da torcida rubro-negra. Entre as principais reclamações, boa parte é direcionada ao rodízio na dupla de zaga implementado pelo treinador a partir da sua oitava partida no comando. O Superesportes fez o levantamento de cada uma das 20 partidas em que o trio Durval, Henríquez e Ronaldo Alves alternaram entre si e mostra qual a configuração, em números, que apresenta o melhor rendimento.

Apesar de não ser a dupla mais utilizada por Luxemburgo, a configuração com Ronaldo Alves e Henríquez apresenta a menor média de gols sofridos: 0,5 gol por jogo, ou um gol a cada dois jogos. Foram utilizados juntos em seis oportunidades, sendo quatro vitórias e um empate, invictos pela Série A. A única derrota da dupla foi para o Arsenal-ARG, no 2 a 1 pela Copa Sul-Americana, onde o time acabou conquistando a classificação para as oitavas.

O segundo melhor rendimento é da zaga que mais esteve em campo com o técnico. Ronaldo Alves e Durval foram acionados em 11 partidas e sofreram 12 gols, aproximadamente um gol por partida. Com a dupla, o Sport venceu quatro jogos, empatou três vezes e perdeu outras quatro.

Por último, utilizada apenas em três partidas, a dupla Durval e Henríquez tem o pior rendimento: cerca de 1,66 gols por jogo, ou seja, três gols a cada duas partidas. O Leão perdeu dois jogos com esta configuração e venceu apenas uma vez, entretanto, aquela que foi uma das melhores exibições do time na temporada, quando bateu o Arsenal-ARG por 2 a 0, em casa, pela Copa Sul-Americana. Luxemburgo ainda utilizou Matheus Ferraz uma única vez ao lado de Durval, em sua estreia no Sport, mas o atleta foi emprestado ao Goiás pouco tempo depois.


Responsabilidade coletiva

Apesar dos zagueiros terem como principal responsabilidade ajudar a evitar os gols, Vanderlei Luxemburgo faz questão de ressaltar que esse papel é uma tarefa coletiva, que também se expande aos atletas mais ofensivos do time. “O pessoal fala que quando toma gol ou é o goleiro ou é a zaga, mas às vezes começa por um erro de um passe na saída de bola. É uma série de coisas. A marcação de um time é coletiva, não só dos zagueiros. Começa com os atacantes”, afirmou o treinador, em entrevista ao canal do Sport no YouTube.

Após a derrota para o Corinthians, que selou o primeiro turno da Série A, o treinador chegou a deixar em aberto a possibilidade de encerrar os rodízios. Ideia que parece ter sido abandonada pelo treinador, que justificou o motivo. “Com a experiência que tenho de tantos jogos, sei que o jogador vai tomar cartão. Aí você pega um jogador que não está treinado e ele vai sentir”, disse, apontando Durval, Henriquez e Ronaldo Alves em condições semelhantes tecnicamente. “São jogadores que se equivalem e, por isso, fiz um revezamento entre eles para que estejam sempre com ritmo de jogo.”


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário