GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

VENEZUELA SEQUESTRADA

CONTRA DITADURA DE MADURO, CHANCELERES PEDEM FIM DA CONSTITUINTE
OS CHANCELERES DIVULGARAM UM COMUNICADO, CHAMADO DE ‘A DECLARAÇÃO DE LIMA’ (FOTO: HO/ PERU'S FOREIGN MINISTRY/ AFP)

CHANCELERES CONDENAM A RUPTURA DEMOCRÁTICA NA VENEZUELA

Chanceleres e representantes de 17 países se reuniram nesta terça-feira (8) para discutir a crise na Venezuela. Eles afirmam não reconhecer a Constituinte do país, eleita há poucos dias, e pedem que seja encerrada.
Eles condenam a ruptura da ordem democrática no país e chamam o governo de Nicolás Maduro de ditadura. O ministro Aloysio Nunes, das Relações Exteriores, representou o Brasil no encontro.
Os chanceleres divulgaram um comunicado, chamado de ‘A Declaração de Lima’. Ele foi lido à imprensa pelo chanceler peruano Ricardo Luna. Eles expressaram solidariedade à Luisa Ortega Díaz, que foi destituída do cargo de procuradora-geral da Venezuela pela Constituinte no último sábado.
Os diplomatas questionam ainda a violação dos direitos humanos, assim como das liberdades fundamentais e a existência de presos políticos.
No encontro, o ministro Aloysio Nunes pediu que os participantes redobrem o empenho para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) exija a restauração do Estado democrático de direito na Venezuela, como determina a Carta Democrática Interamericana.
Por conta da ruptura da ordem democrática, a Venezuela acabou suspensa do Mercosul.
Estiveram no encontro os representantes do Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário