GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 19 de setembro de 2017

RÉU PELA SÉTIMA VEZ

LULA VIRA RÉU POR VENDA DE MP DE INCENTIVOS FISCAIS A MONTADORAS
LULA É RÉU EM OUTROS CINCO PROCESSOS E JÁ FOI CONDENADO NO CASO DO TRIPLEX (FOTO: JOSÉ CRUZ/ABR)

EX-PRESIDENTE RESPONDERÁ PELO CRIME DE CORRUPÇÃO PASSIVA

O ex-presidente Lula se tornou réu mais uma vez nesta terça-feira, 19, após o juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal em Brasília, aceitar denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o petista pelo crime de corrupção passiva na Operação Zelotes.
Junto com o ex-ministro Gilberto Carvalho, Lula é acusado de editar uma medida provisória, em novembro de 2009, para favorecer empresas do setor automotivo em troca de recebimento de propina. A MP 471 prorrogou os incentivos fiscais para montadoras instalavas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Segundo o MPF, a empresa Marcondes e Mautoni Empreendimentos, do lobista Mauro Marcondes Machado, representava os interesses da CAOA (Hyundai) e da MMC Automotores (Mitsubishi do Brasil) e teria ofertado R$ 6 milhões a Lula e Carvalho. O dinheiro seria para financiar campanhas do PT. Como prova dos repasses indevidos, o MPF elencou uma série de troca de mensagens e anotações apreendidas com os alvos da Zelotes.
De acordo com a denúncia, a medida provisória alvo das investigações, editada em 2009, passou por avaliação dos corruptores antes de ser finalizada. Eles chegaram a fazer sugestões de alterações, segundo o MPF.
Além de Lula e Carvalho, vão para o banco de réus os lobistas Mauro Marcondes e Alexandre Paes dos Santos, o APS, o ex-conselheiro do Carf José Ricardo da Silva e os executivos das montadoras Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz.
Sete vezes no banco dos réus
Lula já é réu em outros cinco processos – sendo 3 na Lava Jato, 1 na Zelotes e outro decorrente da Operação Janus. Em um sétimo processo, no caso do triplex do Guarujá, o petista já foi condenado a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz Sérgio Moro. O petista também já foi denunciado em outros dois casos provenientes de investigações da Lava Jato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário