GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 7 de outubro de 2017

BRASILEIRO SÉRIE B

Santa Cruz enfrenta o América-MG em jogo chave para fugir do perigo de rebaixamento

Martelotte: "Vivemos uma condição melhor, com mais confiança, e podemos ser mais agressivos"

Tricolor vive pressão com ida para o Z4 e só vitória pode trazer o alívio


O jogo virou para o Santa Cruz neste Brasileiro da Série B. O time que começou com pretensões de acesso, hoje tem que encarar a dura realidade da luta contra o rebaixamento. A derrota para o Internacional, na rodada passada, levou o Tricolor para a zona de queda. E é para sair de lá que a equipe coral faz um jogo chave contra o América-MG, neste sábado, às 19h, no Arruda. A necessidade da vitória é flagrante e os tricolores ressaltaram isso durante a semana. Sabem da responsabilidade do momento e não fogem a ela. Assim como já sentem uma pressão da qual querem se ver livres o quanto antes.

O Santa Cruz depositou suas fichas no técnico Marcelo Martelotte, que conseguiu estancar a derrocada do time na Série B. Fez o time voltar a vencer, mas encarou uma dura sequência, contra adversários que brigam na parte de cima da tabela. Passou quatro jogos sem derrota, mas não resistiu ao líder Internacional. Apesar disso, a evolução no futebol da equipe foi visível. E é a isso que o grupo se apega para garantir que o rebaixamento será evitado. 

Por sua vez, o América-MG também vive um momento de pressão, embora sua briga seja outra. É o quarto colocado e persegue o acesso, mas vem de duas derrotas seguidas. “É uma responsabilidade parecida com a nossa. Eles já tiveram em uma situação mais cômoda, mas vem de duas derrotas e em uma competição muito equilibrada como a Série B, quando você deixa de pontuar, traz adversários para a disputa”, ressaltou Martelotte, que, no entanto, deixou claro que escalou o Santa Cruz levando em conta o momento da sua equipe. “Vejo a estratégia hoje mais voltada para o nosso momento do que para o do nosso adversário. Vivemos uma condição melhor, com mais confiança, por isso podemos ser mais agressivos."

A agressividade que Martelotte fala deverá ser traduzida em campo por uma postura mais ofensiva. Para o jogo com o América-MG, o técnico decidiu esconder a escalação do time, deixando no ar duas possibilidades que remetem aos dois confrontos anteriores. A primeira é a manutenção do esquema utilizado contra o Internacional, com apenas um volante de ofício, que seria Derley, e um atacante a mais, Bruno Paulo. A segunda é a volta à formação usada diante do Ceará, com dois cabeças de área. Nesse caso, Wellington Cézar permaneceria no time, em vez de um dos avançados.

Martelotte explica que não há como definir uma formação como sendo mais ofensiva que a outra. O treinador comprova sua afirmação com o desempenho mostrado pela equipe nas duas últimas partidas. Contra o Ceará, com dois volantes, o time criou inúmeras chances de gol, embora não tenha conseguido aproveitar nenhuma. Já diante do Inter, com apenas um cabeça de área, prezou mais pela posse de bola, cumprindo um dos objetivos traçados para o jogo, apesar da derrota por 2 a 0. “Num jogo onde teremos que ser mais agressivos, nem sempre ter a posse de bola é ser mais ofensivo”, argumentou. “Sinceramente, não acho que um time seja mais ofensivo quando joga com um volante em vez de dois”.

Adversário

O América-MG busca se reaproximar do Internacional, líder da Série B. O Coelho tenta se recuperar rapidamente de seu pior momento em resultados na competição – a equipe comandada por Enderson Moreira havia perdido apenas três vezes em 25 partidas, e acabou derrotada pelo Colorado e pelo Oeste nas últimas duas rodadas. Com as vitórias de Paraná e Ceará sobre Inter e Vila Nova, respectivamente, o América-MG caiu duas posições na tabela e está na quarta colocação. Para voltar ao caminho do acesso à elite, o Coelho quer a vitória sobre o Santa Cruz. Para o confronto, o técnico Enderson Moreira poderá contar reforços importantes. Bill e Luan devem voltar a formar o ataque ao lado de Matheusinho. O centroavante cumpriu os quatro jogos que restavam de punição pelo STJD. Já o camisa 7, que é o artilheiro do Coelho na Série B com sete gols, cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo – mesma situação do zagueiro Lima, que disputa vaga com Messias.

Ficha do jogo

Santa Cruz
Julio Cesar; Nininho, Guilherme Mattis, Anderson Salles e Yuri; Derley, Thiago Primão e João Paulo; Bruno Paulo, Grafite e André Luís (Wellington Cézar). Técnico: Marcelo Martelotte

América-MG
João Ricardo; Norberto, Messias (Lima), Rafael Lima e Giovanni; Juninho (Zé Ricardo), Ernandes e Ruy; Matheusinho, Luan e Bill. Técnico: Enderson Moreira

Estádio: Arruda, em Recife (PE)
Horário: 19h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP/CBF)
Assistentes: Alberto Poletto Masseira (SP/CBF) e Evandro de Melo Lima (SP/CBF)
Ingressos: Arquibancada inferior: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário