GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 10 de outubro de 2017

PRESIDENTE DO STF

Ela pisou na bola


No final de semana, a presidente do STF, Cármen Lúcia, disse o seguinte, num evento em São Paulo: “Se o brasileiro soubesse tudo o que sei, tendo visitado 15 penitenciárias masculinas e femininas, seria muito difícil dormir”.
A frase é forte, mas infeliz. Se um autoridade diz que tem ciência de coisas graves que deixariam a população sem dormir, ajuda a sedimentar a sensação, já alta, de falta de segurança pública que atormenta muita gente. Contribui para disseminar sentimento de pânico.
No caso, o melhor seria a presidente do Supremo dizer o que sabe, até para que a população tenha a exata dimensão do problema e possa avaliá-lo por conta própria. O povo não pode ser tratado como uma criança da qual se escondem notícias ruins.
Aliás, a psicologia e pedagogia modernas não recomendam que se escondam fatos graves de crianças, mas que ocorram conversas francas a respeito deles.
A situação do sistema prisional brasileiro já é suficiente calamitosa para que seja tratada com mais alarme. O importante seria as autoridades, como a chefe do Judiciário brasileiro, tomarem medidas para combater esse problema. Esse caminho seria mais produtivo do que frases de efeito.

Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário