GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

SANTA CRUZ - SITUAÇÃO DIFICÍLIMA

Marca de pontos possíveis do Santa Cruz não garante permanência na Série B

Três times tiveram 33 pontos restando quatro rodadas e não conseguiram se safar

Tricolor só pode chegar aos 45 pontos e em edições passadas algumas equipes não conseguiram se manter na Série B com a mesma pontuação


Os 33 pontos do Santa Cruz na tabela da Série B com quatro jogos para o fim da competição significam que o time só chega aos 45 pontos na tabela. Um número que alcançado sempre significou grande probabilidade de se salvar do rebaixamento, mas nunca foi garantia. Situação que ocorre neste ano e assombra o Tricolor do Arruda.

Hoje, de acordo com o departamento de matemática da UFMG, existe 11% de uma equipe ser rebaixada mesmo que alcance os 45 pontos na tabela de classificação. Um cenário que não é novidade na Série B e que ocorreu quatro vezes em 11 anos do atual formato (20 equipes e pontos corridos).

Em 2011, O Icasa conquistou 47 pontos naquele e mesmo assim foi rebaixado. Em 2010, o Brasiliense obteve 46 pontos e também caiu para a Série C. Em 2008, foi a vez do Marília, que obteve exatamente 45 pontos e não conseguiu se manter na Segundona. Em 2007, foi a vez do Paulista também falhar a missão de seguir na Série B ao conquistar 45 pontos. 

Se conseguir 45 pontos e cair tem seus exemplos, a matemática da Série B nunca teve exceção com equipes que possuíam 33 pontos ou menos nesta altura do campeonato. Todas foram rebaixadas. Se a pontuação específica for utilizada como exemplo, três times tiveram 33 pontos restando quatro rodadas e não conseguiram se safar. Joinville, em 2016, CRB, em 2012, e Campinense, em 2009, foram estes times e nenhum conseguiu os 100% de aproveitamento, cenário que o Santa Cruz tem que mirar para sonhar com a permanência na Série B. 

Além de todo esse histórico negativo para o Tricolor, os adversários estão bem mais próximos de alcançar os 45 pontos. O Boa Esporte, adversário deste sábado, Guarani e Luverdense têm 40 pontos e praticamente têm um campeonato particular neste momento. Uma disputa que o Tricolor do Arruda quer entrar e vencer neste sábado é fundamental para evitar que o rebaixamento seja antecipado em três rodadas.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário