GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 30 de dezembro de 2017

SPORT - TAÇA ARIANO SUASSUNA

Emergente, místico na camisa e com ano cansativo: conheça o rival do Sport na Suassuna

Tucumán foi o primeiro time da Argentina a vestir uniformes alvicelestes, com listras verticais

Atlético Tucumán enfrenta Leão em amistoso na Ilha, em 14 de janeiro, após crescer no continente e passar por grande carga de jogos em 2017


O Sport tem agendado contra o Atlético Tucumán-ARG o seu teste em 2018. Em 14 de janeiro do ano que vem, os comandados do técnico Nelsinho Baptista enfrentam time argentino pela quarta edição da Taça Ariano Suassuna - competição de pré-temporada organizada pelo próprio clube pernambucano. Na Ilha do Retiro, o Leão se depara com um adversário emergente no cenário continental, cheio de mística por causa de sua camisa alviceleste e que vem também de uma temporada desgastante. Conheça um pouco mais do rival rubro-negro.

O Tucumán na Argentina

O Atlético Tucumán entrou em recesso após uma derrota que lhe custou título. No último dia 9, perdeu para o River Plate por 2 a 1, em Mendonza e viu escapar a chance de faturar a taça da Copa Argentina. Já no Campeonato Argentino, que se iniciou em agosto e está em recesso há mais de duas semanas, o time figura na 15ª posição. Acumula quatro vitórias, quatro empates e quatro derrotas em 12 rodadas. 

Dentro do país, o Atlético é um time ainda de porte mediano. Retornou à disputa da elite nacional apenas em 2016 após ser campeão da série B em 2015. Mas na temporada seguinte conseguiu feitos inéditos. Sem nunca ter jogado oficialmente um torneio internacional, ficou na quinta colocação no Campeonato Argentino de 2016/2017 e se classificou à Copa Libertadores da América e à Sul-Americana deste ano - sendo eliminado na fase de grupo e nas oitavas de final, respectivamente. 

Carga pesada de jogos em 2017

As duas competições a mais no calendário impuseram uma grande carga de jogos ao clube neste ano. Após entrar em campo 48 vezes, foi o time da primeira divisão argentina a jogar mais vezes em 2017. Foram 28 jogos pelo nacional, dez pela Libertadores, quatro pela Sul-Americana e mais seis da Copa Argentina. O Sport, por sinal, foi o segundo time que mais atuou no ano no Brasil. Jogou 81 partidas - só três a menos que o Flamengo. 

Time ancião

O Atlético é um clube da cidade de San Miguel de Tucumán, a quinta maior da Argentina, cuja filha mais ilustre é a cantora Mercedes Sosa. Rivaliza com o San Martín e com o Sportivo Guzmán, equipes de expressão bem menor e mais novas. Por ter sido o primeiro time fundado de todo o norte argentino, em 1902, o Tucumán é apelidado de “Decano” pelos seus torcedores (sinônimo de antigo, na tradução livre do espanhol para o português). 

A mística da camisa alviceleste

O adversário rubro-negro ostenta um outro orgulho. O Tucumán foi o primeiro time da Argentina a vestir uniformes alvicelestes, com listras verticais, ainda em 1903 -  antes mesmo da própria seleção do país. O combinado nacional, que vestia-se com camisas azuis claras, só usaria o tradicional traje cinco anos depois. O Racing, que tem também o mesmo modelo atualmente, só adotou o padrão em 1910. 

Quis o destino depois que o Atlético usasse a camisa da seleção argentina neste ano. Por erro de logística e atraso em voo, o time quase foi eliminado da Libertadores por W.O. após se atrasar uma hora e meia para enfrentar o El Nacional, no Equador. Sem tempo para despachar os uniformes, o Tucumán usou camisas, shorts e meiões da seleção argentina sub-20 que disputava torneio sul-americano em Quito. A equipe venceu o jogo por 1 a 0. 


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário