GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 30 de janeiro de 2018

CARTAZ CONTRA SERGIO MORO

Surgem no Rio cartazes contra Moro e pró-Lula


A Avenida Presidente Vargas, no centro do Rio de Janeiro, amanheceu com uma novidade nesta segunda-feira. Impossível percorrer-lhe as calçadas sem notar um cartaz fixado nas paredes de vários prédios (veja acima). A peça reproduz a foto em que Sergio Moro aparece sorrindo ao lado do senador tucano Aécio Neves.
Acima da imagem, em letras menores, lê-se uma insinuação sobre a hipotética falta de isenção do juiz da Lava Jato, que condenou Lula a 9 anos e 6 meses de cadeia no caso do tríplex do Guarujá: ''Juiz que joga no time adversário não pode apitar o jogo da sua vida.'' Abaixo, em letras mais graúdas, uma referência à consequência eleitoral do veredicto do TRF-4, que confirmou na semana passada a decisão de Moro e elevou a pena para 12 anos e 1 mês de cana: “Eleição sem Lula é fraude!”.
Os termos do cartaz ornam com o discurso do PT e dos seus aliados nos sindicatos e movimentos sociais. Mas não há vestígio de informação sobre a autoria da peça. Tampouco se sabe quem pagou e onde foi impresso o material.
Seja como for, a foto de Moro com Aécio, um erro que o juiz deveria ter evitado, parece antídoto fraco contra o veneno da condenação que aproximou Lula da cadeia, distanciando-o das urnas. Sobre essa imagem, Moro declarou, numa entrevista ao repórter Gerson Camarotti:
“Foi num evento público, que estava sendo realizado pela revista IstoÉ. Houve uma certa disposição das cadeiras e, ocasionalmente, eu fiquei ao lado do senador. Nós conversamos normalmente. O senador é uma pessoa espirituosa e, eventualmente, tem ali os seus momentos jocosos. Mas isso não significa nada, porque não tenho nenhum processo sob minha responsabilidade. Ele tem o foro privilegiado. E isso não significa nenhum juízo de aprovação a eventuais condutas ilícitas do senador. Então, a foto sugere mais do que ela de fato significa. Na verdade, ela não significa nada.”
Foto por foto, os aliados de Lula talvez lhe prestassem melhores serviços se conseguissem boas explicações para imagens que constam dos autos judiciais: aquelas que mostram Lula dentro do tríplex e defronte da casa do sítio de Atibaia, sempre ao lado do réu confesso Léo Pinheiro, da OAS, uma das empreiteiras que assaltaram os cofres da Petrobras.

Josias de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário