GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

JULGAMENTO DE LULA

No Recife, militantes fazem vigília em defesa de Lula

Vigília é realizada na Praça Tiradentes, no bairro do Recife Foto: Anderson Stevens/Folha de Pernambuco


Na véspera do julgamento do ex-presidente Lula na segunda instância da Justiça, militantes sindicais e lideranças políticas deram início à vigília em defesa do petista. Pelo menos sete cidades do estado realizaram atos político-culturais, que devem se estender até esta quarta-feira (24), quando o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF4) selará o destino do ex-presidente. No Recife, a manifestação começou por volta das 15h e reuniu centenas de pessoas.

Portando bandeiras, cartazes e camisas com frases de apoio a Lula, centenas de militantes que se deslocaram das regiões da Mata Sul e Norte se concentraram na Praça Tiradentes, no bairro do Recife, desde o início da tarde. No local, tendas com comidas e barracas de acamamento dividiam espaço com carros de som.

Espalhados pela praça, militantes trocavam suas últimas impressões sobre o julgamento de Lula e se questionavam sobre a neutralidade da Justiça. “Vim de Salgadinho para apoiar Lula. Ele deu o Bolsa Família para a gente e se ele não ganhar a gente vai pedir esmola. Isso que estão fazendo é para discriminar ele. Pois a gente vai votar nele e se Deus quiser Lula vai vencer. Ele vai dar um bocado de coisas para a gente de novo. Jesus vai dar essa alegria para a gente”, colocou a aposentada Maria Lúcia, de 76 anos.

Abordado diversas vezes pela militância petista para contar sobre suas expectativas em torno do julgamento, o presidente do partido em Pernambuco, Bruno Ribeiro, se disse confiante com relação à decisão dos desembargadores. “Esperamos que o TRF4 faça justiça e absolva Lula, que é inocente dessas acusações manipuladas em um processo cheio de imperfeições, conduzido pelo juiz Sergio Moro”, colocou.

Para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a mobilização em defesa do petista não se encerra após o julgamento, independente do seu resultado. “Queiram ou não queiram os juízes, teremos Lula como candidato e vamos até as últimas consequências para que isso aconteça. Se ele for condenado, intensificaremos os atos de rua e as mobilizações. Esse é um processo de perseguição e de criminalização. Aí é que vamos aumentar a pressão. Não vamos arredar o pé. Lula vai ganhar a eleição e vai reconstruir esse Brasil”, destacou.

Também foram realizados atos nos municípios de Serra Talhada, Garanhuns, Caruaru, Afogados da Ingazeira, Ouricuri, Petrolândia e Petrolina. As manifestações estão sendo convocadas por movimentos como a Frente Brasil Povo Sem Medo, MST, CUT e Fetape.

Nesta quarta (24), por volta das 7h, o grupo que estará de vigília fará um café da manhã. No mesmo horário, terá início a sessão no tribunal, em Porto Alegre.” Vamos ter um telão para acompanhar tudo. Estamos mobilizados para pedir justiça”, afirmou Ribeiro.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário