GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

TRAGÉDIA

PF APONTA FALHA HUMANA COMO PROVÁVEL CAUSA DO ACIDENTE QUE MATOU TEORI
NO DIA 19 DE JANEIRO DE 2017, O AVIÃO BIMOTOR ONDE ESTAVA O MINISTRO TEORI ZAVASCKI E MAIS QUATRO PESSOAS CAIU, TODOS MORRERAM


PF CONCLUI QUE ACIDENTE DE TEORI NÃO FOI 'ATO INTENCIONAL'


Até o momento, a Polícia Federal descarta “ato intencional” como a causa da queda do avião, em janeiro de 2017, que causou a morte do primeiro relator da Lava Jato, ministro Teori Zavascki.
Na manhã desta quarta-feira (10) o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Fernando Segovia, juntamente com o delegado da PF Rubens Maleiner estiveram no Supremo Tribunal Federal (STF) para relatar à ministra Cármen Lúcia às primeiras apurações da investigação.
O delegado Rubens Maleiner afirmou que a principal linha de investigação leva a crer que houve falha humana durante as manobras de aproximação da pista para pouso. “A possibilidade de um ato intencional contra aquele voo foi bastante explorada em diversos exames periciais e atos investigatórios diversos e nenhum elemento nesse sentido foi encontrado, pelo contrário. Os elementos que atingimos até agora todos conduzem a um desfecho não intencional e trágico naquele voo”.
Maleiner fez questão de ressaltar que a investigação ainda está em andamento, sem prazo definido para a conclusão dos trabalhos. “A investigação está em curso, sempre importante relembrar isso, qualquer coisa que nós digamos aqui é provisório, pode eventualmente ser modificado, mas ela está em estágio bastante avançado”.
Rubens  ressaltou que a PF ainda faz pericias para obter a posição efetiva, e destacou um conjunto de fatores “ que podem ter levado àquele desfecho, que dizem respeito a condições meteorológicas, trajetórias e alturas desempenhadas pelo piloto naquela tentativa de aproximação para Paraty, e a condição de voo pelo visual e pela questão instrumental".
Além dessa investigação, o caso também está sendo apurado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) e pelo Ministério Público Federal (MPF), nenhuma foi concluída.
Acidente em Paraty
No dia 19 de janeiro de 2017, o avião bimotor onde estava o ministro do STF, Teori Zavascki e mais quatro pessoas, entre elas o piloto e dono do avião, caiu no mar perto da Ilha Rasa, em Paraty (RJ). Todos os ocupantes morreram. O ministro foi o primeiro relator da Operação Lava Jato no STF. 

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário