GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 16 de março de 2018

ÁGUA CONTAMINADA

Principais marcas de água engarrafada estão contaminadas com plástico

                                                                        

Foram analisadas 250 garrafas de água no Brasil, China e Estados Unidos em um estudo da Universidade Estadual de Nova York

As principais marcas de água em garrafa estão contaminadas com partículas de plástico, que provavelmente vazam durante o processo de envase, revela um estudo realizado em nove países e publicado nesta quinta-feira (15).
Foram analisadas 250 garrafas de água no Brasil, China e Estados Unidos, entre outros países, em um estudo dirigido pela pesquisadora Sherri Mason, professora da Universidade Estadual de Nova York, em Fredonia.
O plástico foi encontrado em 93% das amostras, que incluíram as principais marcas, como Aqua, Aquafina, Dasani, Evian, Nestle Pure Life e San Pellegrino.

Há partículas de nylon, tereftalato de polietileno (PET) e polipropileno, que é usado para fazer as tampinhas de garrafas. Em média, os pesquisadores encontraram em garrafas de um litro de água 10,4 partículas de tamanho médio de 0,10 milímetros. 

"Acredito que venham dos processos de engarrafamento, e creio que a maior parte procede da própria garrafa, de sua tampa e do processo industrial", explicou Mason à AFP. "Mas a água em garrafas de vidro também continha microplásticos".

Ignora-se o alcance dos riscos que representam estas partículas para a saúde humana. 

Jacqueline Savitz, diretora para a América da Oceana, ONG que luta contra a contaminação dos mares, destacou que o estudo é mais uma razão para se limitar a produção de garrafas de plástico.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário