GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 13 de março de 2018

CLÁSSICO DAS MULTIDÕES

Sob protestos do Sport e elogios do Santa Cruz, Nielson Nogueira apita Clássico das Multidões

Em audiência pública realizada na tarde desta segunda, Nielson Nogueira foi indicado para o clássico


De acordo com presidente da Federação Pernambucana, Evandro Carvalho, escolha se deu mediante Audiência Pública se deu em razão do ranking


O Clássico das Multidões que decidirá um dos quatro semifinalistas do Campeonato Pernambucano já tem arbitragem definida. A missão de conduzir o duelo entre Sport e Santa Cruz ficará a cargo de Nielson Nogueira Dias, que será auxiliado por Clóvis Amaral e Ricardo Chianca. A diretoria rubro-negra, que ansiava por um árbitro de fora do quadro local, protestou incisivamente pela escolha de Nielson, que teve o nome indicado por Audiência Pública, na tarde desta segunda-feira, sem passar por um sorteio.

Sob divergência entre rubro-negros e tricolores, primeiramente, a Comissão Estadual de Arbitragem (Ceaf) realizou um sorteio para definir se o árbitro da partida seria do quadro pernambucano ou nacional. A sorte favoreceu ao Santa Cruz. Com esse sorteio realizado, coube à Ceaf escolher como procederia a partir de então. Assim, mediante Audiência Pública, na tarde desta segunda-feira, ficou definido o nome de Nielson, sem um sorteio - o que irritou os rubro-negros.

"Nosso critério foi por ranking. O nosso árbitro mais bem colocado é o (Péricles) Bassols. Mas ele já apitou o clássico da semana passada. Então, fomos para o seguinte, que era Nielson. Não estou entendendo por que o Sport está reclamando se foi tudo feito na presença do representante do clube, dentro da legalidade. Se o clube disser que o árbitro é desonesto, eu tiro ele do jogo. Mas se o árbitro presta ou não, essa decisão cabe à nossa comissão", afirmou o presidente da FPF, Evandro Carvalho. 

De acordo com o representante do Sport na Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Emerson Santiago, o nome de Nielson Nogueira Dias foi o único que o clube externou à FPF, quando se definiu que a arbitragem seria local, o desejo de não ter no jogo das 21h45 da próxima quarta-feira. "Para a nossa surpresa ficou decidido de forma arbitrária por Nielson, sem fazer sorteio entre dois nomes. Ele era o único que a gente não queria e foi justamente o escolhido. Soa de forma estranha essa forma arbitrária com que a Federação atuou", afirmou.

Vale ressaltar que o fato de não ter feito o sorteio para definir Nielson para o clássico não é ilegal. A FPF poderia, sim, ter realizado um sorteio entre dois, três ou quantos nomes quisesse, porém, a opções pela Audiência Pública também é legal. "O que eu questiono é por que para o jogo da décima rodada houve o sorteio e o de agora, que é mais importante, não houve? Isso fere a credibilidade do processo. O Sport está atento", lamentou Santiago, que chegou a se retirar do evento em protesto.

"Extraordinário"

Procurado pela reportagem do Superesportes, o vice-presidente do Santa Cruz, Tonico Araújo, elogiou a escolha da FPF. "(Nielson é) extraordinário. Confio demais. É sério e competente", disse. "Seria um desrespeito aos nossos árbitros (ter alguém de fora), apesar de o Santa ter as suas queixas da arbitragem também. Mas Nielson é tranquilo, sério... Ele poderá cometer erros, mas é um excelente árbitro. Um dos melhores das da nossa Federação", pontuou.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário