GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 7 de março de 2018

GALERIA DOS ESTADOS

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA UNB RECOMENDA DEMOLIÇÃO TOTAL DO VIADUTO
O GRUPO DE ENGENHEIROS RECOMENDA A DEMOLIÇÃO TOTAL DO VIADUTO, ONDE UMA QUINTA PARTE DESABOU. (FOTO: DÊNIO SIMÕES)


DEGRADAÇÃO DO VIADUTO SUPERA O DOBRO DO LIMITE CRÍTICO


Após a realização de estudo técnico, o Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB concluiu que é necessária a demolição completa do viaduto da Galeria dos Estados, ao contrário do que afirma o Governo do Distrito Federal. A conclusão foi divulgada durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7).
O grupo de engenheiros chegou a conclusão que a queda da estrutura ocorreu por causa da infiltração de água e do desgaste do aço, e sugere a demolição completa da estrutura. "Os índices de degradação apresentam níveis maiores que o dobro do limite crítico para este tipo de obra", afirmou o engenheiro e professor José Humberto.
O diretor do Departamento de Engenharia, Cláudio Pereira, ressaltou que o concreto encontra-se intacto, “o aço, por sua vez, apresentou alto nível de corrosão devido à umidade advinda de fissuras exteriores”.
O documento elaborado pelos pesquisadores foi embasado em uma metodologia desenvolvida na UnB nos últimos 20 anos, capaz de avaliar a saúde de edificações. Ao optarem pela sugestão de demolição, os engenheiros destacaram a necessidade de deixar a população confiante. “Não basta a estrutura ser segura, tem de parecer segura”, declarou o professor Cláudio Pereira.
A nota técnica leva assinatura dos engenheiros Marcos Honorato de Oliveira, José Humberto Matias de Paula, Eliane Kraus de Castro, Renata Soares Piazza Dal Pont e Thyala Anarelli Cunha e Santos.
Viaduto da Galeria dos Estados
Nesta terça-feira (6) durante coletiva de imprensa, o GDF afirmou que a situação da estrutura restante do viaduto da Galeria dos Estados é crítica, mas que objetivo é aproveitar parte da estrutura e fazer obras com recursos da reserva de contingência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário