GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 13 de abril de 2018

BRASILEIRO SÉRIE C

Série C: regulamento, novidades, rivais e como chegam Náutico, Salgueiro e Santa Cruz

Roberto Fernandes, Sérgio China e Júnior Rocha comandam o trio pernambucano na Série C


Pernambuco é o estado com maior número de participantes na competição


Pela primeira vez na história, Pernambuco terá a maioria dos clubes do Campeonato Brasileiro da Série C. Pelo contexto, uma marca que pouco há do que se orgulhar. Afinal, o número veio  via os vexatórios rebaixados no ano passado de Náutico e Santa Cruz, que agora se juntam ao Salgueiro na competição - este indo para a quinta participação consecutiva na divisão. Também pela primeira vez, as duas equipes da capital irão realizar o Clássico das Emoções na Terceirona. Inclusive, alvirrubros e tricolores já se enfrentam na primeira rodada, no próximo domingo, na Arena de Pernambuco. O Carcará receberá o Botafogo-PB em casa no mesmo dia. Um início desde já decisivo para todos os 20 clubes na disputa pelo acesso. 

Apesar de as Séries A e B pararem durante a Copa do Mundo, a Série C disputará as atenções com o meio torneio do mundo. Corrida, Terceira Divisão tem a final agendada para o dia 23 de setembro. Apontado como principal favorito do estado a conquistar o acesso, o Náutico vem em alta na temporada. Após conquistar o título do Estadual após quase 14 anos, a equipe do comandada pelo técnico Roberto Fernandes chega com uma espinha dorsal sólida para a disputa e tem no atacante paraguaio Ortigoza a principal peça da equipe. 

Embora com o time ajustado, o treinador alvirrubro não quer saber de favoritismo. Com pés no chão, ele prevê dificuldades na largada timbu no Brasileiro sobretudo pelo calendário apertado do time. “Independentemente de o Náutico ter se sagrado campeão e o Santa não ter ido para final de campeonato, isso não entra em campo. Não vai entrar aqui a ideia de que teremos algum favoritismo. Clássico não tem isso e quem está na dificuldade, se supera”, disse Roberto, após a derrota para a Ponte Preta, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Sem entrar em campo desde o dia 28 de março, quando venceu o Confiança pelo Nordestão, o Santa Cruz vem passando por uma espécie de intertemporada. Dias de treinos e ajustes para uma equipe que não vem fazendo um bom ano até aqui. Eliminado precocemente do Estadual e da Copa do Brasil, o Tricolor obteve sucesso apenas na Copa do Nordeste. O clube aposta na reformulação do elenco e na manutenção do confiante técnico Júnior Rocha para chegar ao acesso. “O Santa Cruz é um dos favoritos, mas nada disso garante que nós vamos ser campeões ou obter o acesso. Vai depender dos resultados, do dia a dia. Tem muita coisa para acontecer ainda”, destacou o treinador coral.

O Carcará, por sua vez, faz uma das temporadas mais fracas dos últimos anos. Foi o lanterna do grupo no Nordestão. Em contrapartida, chegou à semifinal do Estadual e avançou à segunda fase da Copa do Brasil. Após ficar a um ponto de ir ao mata-mata na Série C do ano passado, o Salgueiro acabou passando por grande reformulação. Perdeu 16 atletas e com eles toda a base do time que se consolidou como a quarta força de Pernambuco nos últimos anos. Ciente das limitações, o presidente José Guilherme é modesto nas pretensões. “De acordo com o campeonato vamos ver o que dá. Vamos entrar pensando em permanecer. Depois que permanecer, a gente vê onde pode chegar”, disse.

O caminho até o acesso

Pelo sétimo ano consecutivo, a Série C terá o mesmo formato. Dois grupos de dez clubes se enfrentam durante a primeira fase, com jogos dentro das respectivas chaves – ida e volta, com 18 rodadas totais. Como dispõe de poucos recursos, a competição é regionalizada a fim de minimizar os custos. Por isso, as chaves divididas entre grupos da mesma região. No caso, o Grupo A com times do Nordeste e do Norte, e o Grupo B, com Sudeste, Sul e Centro-oeste.

Passada a primeira fase, os dois piores times de cada grupo serão rebaixados à Série D, enquanto os quatro melhores de cada lado avançam às quartas, com cruzamento olímpico: 1ºA x 4ºB, 2ºA x 3ºB, 1ºB x 4ºA e 2ºB x 3ºA. Já no primeiro mata-mata, desde já agendado para os dias 19 e 26 de agosto, vem a decisão pelo acesso. Os times que chegarem às semifinais estão automaticamente classificados à Série B em 2019. 

A novidade

A partir desta temporada, a Série C não dispõe mais do gol qualificado (peso maior nos gols marcados fora de casa) nos jogos eliminatórios, valendo apenas a vantagem do saldo – em caso de empate, a disputa vai para os pênaltis. 

Como chega o Náutico

Sem o peso de carregar o jejum de anos sem título e com boa campanha na temporada, o Náutico pouco mudará para a Série C. Até o momento, nenhum jogador deixou o clube, enquanto quatro reforços foram anunciados recentemente: o lateral-esquerdo Tiago Costa, o volante Jhonnatan e os atacantes Lelê e Dudu. Com seis gols em dez jogos, o atacante Ortigoza é o principal destaque do time e tem permanência garantida pela diretoria. A força máxima do Timbu para a Série C tem atualmente na escalação: Bruno; Thiago Ennes, Camutanga, Camacho e Kevyn; Negretti, Júnior Timbó (Wendel) e Wallace Pernambucano (Jobson); Rafael Assis, Robinho e Ortigoza. Os novos reforços ainda não estão regularizados.

Como chega o Santa Cruz 

Após mais de duas semanas focado na preparação para a Série C, o Santa Cruz teve tempo de reformular o elenco para o Brasileiro. Deixaram o clube: o zagueiro Renato Silveira, o lateral-esquerdo Paulo Henrique, os volantes João Ananias e Ilaílson, o meio-campista Daniel Sobralense e o atacante Vinícius. Por outro lado, chegaram o zagueiro Sandoval, os volantes Charles e Carlinhos Paraíba, além do atacante Robert. Na preparação para enfrentar o Timbu, o técnico Júnior Rocha já escolheu o time-base para iniciar a competição: Tiago Machowski; Vítor, Danny Morais, Augusto Silva e Henrique Ávila; Leandro Salino, Luiz Otávio e Geovani; Fabinho Alves, Robinho e Robert. Estrela do time, Carlinhos Paraíba estreia na segunda rodada.

Como chega o Salgueiro

Após perder o zagueiro Rogério, o lateral Sinho e o atacante Piauí durante o Estadual e o Nordestão, o Salgueiro precisou ir ao mercado busca por reforços. Contratou o goleiro Cézar, o zagueiro Emerson, o experiente volante Michel (ex-Sport, Vitória, Ceará) e o atacante Erickys Júnior. Em evolução desde o retorno do técnico Sérgio China, o Carcará tem um time pronto para estrear contra o Botafogo-PB no domingo, com Mondragon; Maurício, Escuro, Marlon e Juninho; Peu, Jaildo, Dadá Belmonte e Alexon; Neverton e Willian. Técnico: Sérgio China.

A divisão dos grupos na Série C

Grupo A 
ABC, Atlético-AC, Botafogo-PB, Confiança-SE, Globo-RN, Juazeirense-BA, Náutico, Remo, Salgueiro e Santa Cruz. 

Grupo B 
Botafogo-SP, Bragantino, Cuiabá, Joinville, Luverdense-MT, Operário-PR, Tombense-MG, Tupi-MG, Volta Redonda-RJ e Ypiranga-RS.

Nordeste – 8 times (3 pernambucanos, 2 potiguares, 1 baiano, 1 paraibano e 1 sergipano)
Sudeste – 5 times (2 paulistas, 2 mineiros e 1 carioca)
Sul – 3 times (1 gaúcho, 1 paranaense e 1 catarinense)
Centro-Oeste – 2 time (2 mato-grossenses)
Norte – 2 times (1 paraense e 1 acreano)

Destaque dos rivais pernambucanos no Grupo A

ABC
O Alvinegro é comandado por Ranielle Ribeiro e caiu da Série B na última temporada. Antes da Série C iniciar, a equipe perdeu dois dos seus maiores destaques em 2018. Os atacantes Matheus Matias, vendido ao Corinthians, e Wallyson, ex-Santa e que foi para o Vitória-BA.

Atlético-AC
Comandado pelo técnico Álvaro Miguéis, a equipe acreana acabou não conquistando o título estadual deste ano, caindo na semifinal para o rival Rio Branco, que acabou sendo campeão. O Galo Carijó disputa a Terceirona após 26 anos.

Botafogo-PB
Campeão estadual e classificado às quartas de final do Nordestão, a equipe comandada pelo técnico Leston Júnior é uma das favoritas ao acesso. O principal destaque da equipe paraibana é o experiente meio-campista Marco Aurélio, ex-Sport.

Confiança
Comandado por Luizinho Lopes, o Confiança não conseguiu oferecer riscos no Nordestão, onde esteve no grupo do Santa Cruz. No Sergipano, ficou com a 4ª colocação. Recentemente, anunciou a contratação de Caxito, artilheiro do Pernambucano 2018 defendendo o América.

Globo
A equipe não esteve bem no Estadual, nem no Nordestão. Eliminado nas duas frentes com campanhas ruins, o Globo tem como ponto fraco a sua defesa, que sofreu 26 gols em 20 partidas. A Águia Potiguar é treinada por Fernando Tonet, terceiro técnico do time em 2018.

Juazeirense
Semifinalista do Baiano, a equipe comandada pelo técnico Luiz Antônio Zaluar vai disputar a Série C com moral. Após acesso no ano passado, a equipe tem se mostrado sólida ao ponto de ter emplacado três atletas na seleção do estadual: o goleiro Tigre, o lateral-esquerdo Deca e o meia Bruno Matos, destaques do time.

Remo
Comandado pelo técnico pernambucano Givanildo Oliveira, o Remo sagrou-se campeão paraense ao vencer o Paysandu. Com orçamento modesto, para o Brasileiro, a equipe se reforçou com o volante Dedeco, destaque do Castanhal e artilheiro do Paraense com sete gols.

Quartas de final da Série C, por estado (2012-2017): 

Acessos
4 – São Paulo
2 – Alagoas, Ceará, Pará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais e Rio Grande do Sul
1 – Mato Grosso, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina

Histórico na Série C do...

… Santa Cruz
4 participações: 2008, 2012, 2013 e 2018
2008 - rebaixamento à Série D 
2013 - título 
56 jogos 
78 gols marcados
57 gols sofridos
21 gols de saldo positivo
22 vitórias (39,2%)
18 empates (32,1%)
16 derrotas (28,5%)

… Náutico
2 participações: 99 e 18
21 jogos 
44 gols marcados
20 gols sofridos
24 gols de saldo positivo
13 vitórias (61,9%)
3 empates (14,2%)
5 derrotas (23,8%)

… Salgueiro
9 participações: 08, 09, 10 (acesso), 12 (descenso), 14, 15, 16, 17 e 18
2010 - acesso à Série B
2012 - rebaixamento à Série D
130 jogos 
142 gols marcados
156 gols sofridos
-14 gols de saldo negativo
40 vitórias (30,7%)
45 empates (34,6%)
45 derrotas (34,6%)

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário