GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 24 de maio de 2018

CRISE DOS COMBUSTÍVEIS

Caminhoneiros confrontam Temer

O governo Temer é, cada vez mais, uma ponte para lugar nenhum. A greve dos caminhoneiros entra nesta quinta-feira, 24, no 4º dia com impactos fortíssimos em todo o país, e combustível suficiente para causar estragos além das estradas. A paralisação, que começou contra a alta do diesel, contra a perigosa ciranda que virou a política de combustíveis “regulada pelo preço no mercado internacional”, lembra, pelo caminho das estradas, o início dos protestos de 2013 contra um aumento de 20 centavos nos ônibus e metrôs de São Paulo – e que deram na eclosão de uma série de graves protestos nacionais.
Ainda é cedo para comparar os movimentos em dimensões, motivações e circunstâncias, mas, como se diz, depois que um pavio é aceso, é difícil alcançar o rastilho de pólvora. E o que não falta é ambiente para isso nesse país que vive cheirando a enxofre.
A inteligência do governo – vamos chamar assim -, visivelmente subestimou que, em poucos dias, 23 estados brasileiros mais o Distrito Federal pudessem estar reféns de um movimento sindical não-petista. Já é a maior paralisação do governo Temer, que pediu uma trégua, mas não conseguiu até agora dobrar os grevistas de ideologia incerta.
A Petrobras chegou a anunciar na noite desta quarta, 23, a redução do preço do diesel em 10%, valor congelado por 15 dias, mas soou como um sopro em um prédio em chamas. A essa altura, os  Correios suspenderam entregas agendadas, e alguns aeroportos só têm combustível para esta quarta-feira. Há impactos na produção e distribuição de alimentos, enquanto supermercados e postos de combustíveis em vários estados enfrentam dificuldades para repor os produtos.

Ricardo Miranda – Blog Os Divergentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário