GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 12 de maio de 2018

DESVIO DE RECURSOS

GILMAR MENDES MANDA SOLTAR PAULO VIEIRA, OPERADOR DO PSDB
PAULO PRETO FOI PRESO PELA POLÍCIA FEDERAL NO DIA 6 DE ABRIL FOTO: GERALDO MAGELA/ AGÊNCIA SENADO

ELE É SUSPEITO DE PARTICIPAR DE DESVIO DE DINHEIRO PÚBLICO


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, mandou soltar Paulo Vieira de Souza, mais conhecido como Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, empresa paulista de infraestrutura rodoviária, e apontado como operador do PSDB. "Defiro a medida liminar para suspender a eficácia do decreto de prisão preventiva de Paulo Vieira de Souza, o qual deverá ser posto em liberdade, se por outro motivo não estiver preso". Ele foi preso pela Polícia Federal em 6 de abril.
Paulo Preto é suspeito de ter participação no desvio de recursos públicos em obras como do Rodoanel Sul, Jacu Pêssego e Nova Marginal Tietê, na região metropolitana de São Paulo, entre os anos de 2009 e 2011, durante os governos dos tucanos, José Serra, Alberto Goldmann e Geraldo Alckmin. 
Segundo denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Paulo Preto comandou um esquema de corrupção que desviou recursos de obras públicas em São Paulo, entre os anos de 2009 e 2011, durante governos do PSDB. 
Paulo Vieira de Souza teria desviado recursos, em dinheiro e em imóveis, no total à época de R$ 7,7 milhões. A denúncia foi feita após o Ministério Público Estadual de São Paulo começar uma investigação dos desvios de apartamentos e de pagamentos de indenizações. Durante as apurações, a Promotoria da Suíça apontou que o ex-diretor da Dersa mantinha o equivalente a R$ 113 milhões em contas fora do país.
Os documentos suíços mostram que o dinheiro estava em quatro contas, abertas em 2007, por uma offshore sediada no Panamá, que tinha Paulo Vieira de Souza como beneficiário. O montante foi transferido da Suíça para um banco nas Bahamas.
Além do mandado de prisão preventiva, a Justiça Federal determinou o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na residência do ex-diretor. Além de Paulo Vieira de Souza, outras quatro pessoas também foram denunciadas pelo MPF por formação de quadrilha e apropriação de recursos públicos, mas não há mandados de prisão para os outros envolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário