GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 10 de maio de 2018

ELEIÇÕES 2018

Cenário mais pessimista pode forçar PT a lançar plano B


A equipe de defesa do ex-presidente Lula está cada vez mais pessimista sobre a possibilidade de tirá-lo da prisão. O recurso em julgamento virtual no Supremo Tribunal Federal (STF), que poderia dar liberdade a ele, já foi derrotado.
E tudo indica que o tribunal não irá rediscutir neste ano sua jurisprudência sobre prisão em segunda instância. Resultado: Lula deve ficar na prisão durante a eleição deste ano.
Com isso, o PT deve ser obrigado a lançar seu plano B antes do previsto. Apesar das declarações oficiais em contrário e da resistência de uma ala do partido, líderes petistas ligados principalmente aos governadores da legenda avaliam que, se quer ter alguma chance de estar no segundo turno da eleição presidencial, o PT precisa desde já começar a trabalhar um nome para substituir seu principal líder.
A avaliação é que o partido precisa analisar a estratégia de pelo menos lançar, neste momento, um petista como candidato a vice de Lula, para começar a divulgar seu nome desde já e oficializá-lo assim que o registro de candidatura do ex-presidente for negado.
O receio é que uma demora no lançamento de um plano B dificulte o trabalho de transferência de votos de Lula para o nome que for indicado para sucedê-lo na disputa presidencial.
O debate interno ganha força principalmente depois que o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa desistiu de ser candidato, podendo fortalecer outros nomes da esquerda como Ciro Gomes (PDT) ou Marina Silva (Rede).
Segundo um líder petista, o partido não pode, por causa de disputas internas, "perder terreno" para seus adversários e, "quando acordar", pode ser um pouco tarde.

Blog do Valdo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário