GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 13 de maio de 2018

FAVORECIMENTO À ODEBRECHT

SÉRGIO MORO ABRE INQUÉRITO CONTRA O EX-GOVERNADOR TUCANO BETO RICHA
MORO PEDE A ABERTURA DE INQUÉRITO CONTRA O EX-GOVERNADOR DO PARANÁ BETO RICHA (FOTO: RICARDO ALMEIDA/ANPR)


INVESTIGAÇÕES APURAM FAVORECIMENTO À ODEBRECHT EM LICITAÇÃO


Após assumir a investigação enviada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), o juiz federal Sérgio Moro determinou que a Polícia Federal (PF) abra um inquérito contra o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB-PR).
Investigações devem apurar suposto favorecimento à Odebrecht na licitação da PR-323, no noroeste do Paraná. A PF e o Ministério Público Federal (MPF) tem 30 dias para darem continuidade às investigações.
Beto Richa foi citado nas delações do ex-executivo da Odebrecht Valter Lana e pelo ex-presidente do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira – departamento específico para realizar pagamentos não-contabilizados – Benedicto Júnior. No ano passado, os dois afirmaram que Beto Richa recebeu pelo menos R$ 2,5 milhões como caixa dois para a campanha eleitoral de 2014.
Áudios entre o ex-chefe de gabinete de Richa, Deonilson Roldo, e um construtor que teria interesse em participar da licitação envolvendo a PR-323 indicam que o governo Richa tentou direcionar a licitação para a Odebrecht, ganhadora do certame. O custo total da obra, que nunca saiu do papel, era de R$ 7 bilhões.
Deonilson Roldo foi exonerado nesta sexta (11) do cargo de diretor da Copel e outros cinco cargos que exercia no Governo do Paraná.
Em abril desse ano, o ministro do STJ Og Fernandes enviou a investigação para a Justiça Eleitoral do Paraná e para o juiz Sérgio Moro a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). O pedido foi feito após Richa deixar o cargo de governador para disputar uma vaga no Senado. Por ter perdido o foro privilegiado, o processo foi rebaixado para primeira instância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário