GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 3 de maio de 2018

HABITACIONAIS IRREGULARES

É correto estimular moradias em áreas centrais

É erro criminalizar movimentos sociais


A intenção do Ministério Público de discutir plano de moradia para o centro de São Paulo está no caminho certo. Estimular a criação de habitações populares nos centros das grandes cidades é uma boa política pública.
Essa política ajuda as pessoas a obter mais renda, a encontrar trabalho com mais facilidade e a utilizar uma infraestrutura já amortizada que costuma ficar abandonada nos fins de semana.
Faz sentido ter planos habitacionais alternativos ao que deslocam as pessoas para a periferia das grandes cidades.
Se organizadores de ocupações estão tirando proveito de pessoas em situação de vulnerabilidade social, cobrando aluguéis de R$ 400,00 por moradias precários, é óbvio que isso é um caso de polícia. É também prova de que o Estado falhou mais uma vez a proteger cidadãos.
No entanto, essa discussão é acessória. Funciona para criminalizar movimentos sociais que fazem uma luta meritória para buscar moradia para pessoas pobres. A questão social não pode ser tratada como caso de política, como fez o ex-prefeito de São Paulo João Doria e muitas pessoas que se manifestaram nas redes sociais após a tragédia com o incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida em São Paulo. É errado criminalizar movimentos sociais.

Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário