GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 9 de maio de 2018

OPERAÇÃO PRATO FEITO

PF CUMPRE 154 MANDADOS CONTRA DESVIO DE RECURSOS PARA MERENDA ESCOLAR
AGENTES DA PF CUMPREM MANDADOS EM OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE EM PREFEITURAS DE SP (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)


DESVIOS EM LICITAÇÕES OCORRERIAM EM SP, PARANÁ, BAHIA E DF


Agentes da Polícia Federal estão nas ruas na manhã desta quarta (9) para cumprir 154 mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da Operação Prato Feito, que mira cinco grupos suspeitos de desviar recursos da União que seriam destinados à merenda escolar em São Paulo, Paraná, Bahia e Distrito Federal.
A investigação começou após o Tribunal de Contas da União identificar desvios em licitações relacionadas à merenda por empresas que fariam parte da chamada "Mafia da Merenda". Agentes públicos foram afastados dos cargos e contratos com o poder público foram suspensos.
Entre os alvos dos agentes está a casa do prefeito de Embu das Artes, na Grande São Paulo, Ney Santos (PRB). Desde dezembro de 2016, antes de assumir o cargo de prefeito, Ney é investigado por envolvimento com o crime organizado e tráfico de drogas. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), ele usava uma rede de postos de combustíveis para lavar dinheiro.
Em março deste ano, Ney Santos teve um pedido de afastamento concedido pela Câmara Municipal para esperar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre um habeas corpus a seu favor, que foi concedido. Em abril, a Justiça Eleitoral o tornou inelegível por oito anos.
O prefeito de Laranjal Paulista (SP), Alcides de Moura Campos Júnior (PTB) e do irmão dele, José Francisco de Moura Campos, também foram alvo da operação. No entanto, de acordo com a PF, o principal alvo na cidade é o secretário de Esportes e Lazer, Alziro Cesarino.
A Polícia Federal chegou a pedir mandados de prisão, que não foram autorizados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário