GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 23 de maio de 2018

PRÁTICAS CRIMINOSAS

BUROCRACIA PODE FACILITAR CORRUPÇÃO, AFIRMA PRESIDENTE DO SUPREMO
PRESIDENTE DO STF DEU PALESTRA NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA SOBRE ÉTICA E CORRUPÇÃO (FOTO: CARLOS MOURA/STF)


PARA CÁRMEN LÚCIA, LEGISLAÇÃO DEVE SER REPRESSIVA E DURA CONTRA O CRIME


A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta terça-feira, 22, que o excesso de burocracia estatal é um facilitador da corrupção.
"Quando há excesso de burocracia, haverá mais instâncias, gavetas para que se guardem os pedidos e pleitos. Muitas vielas por onde podem passar os comportamentos públicos", disse a ministra. A presidente da Corte Suprema também listou a falta de transparência e de abertura do poder público como fatores que impulsionam práticas criminosas no Estado. "Quanto maior a transparência, menores as chances de corrupção. A sombra é uma facilitadora desta prática", disse a ministra, acentuando a necessidade de os gastos e funções públicas serem informados.
Durante seminário sobre ética e corrupção, no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, a ministra também defendeu uma legislação repressiva e dura para que "as pessoas tenham medo de praticar a corrupção".
"É preciso adotar formas de prevenção a corrupção sistematicamente. Corrupção nem sempre passa recibo. Digo nem sempre porque agora tem-se muitas demonstrações de atos espúrios que precisamos combater", disse a ministra. "O princípio da moralidade exige estruturas combativas, preventivas e de repressão. A corrupção é um crime de razão, premedita-se, quer-se, programa-se, e aí se tem a corrupção. Prática tem que ser devidamente punida", afirmou Cármen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário