GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de maio de 2018

SANTA CRUZ - MANTENDO O ESQUEMA

Cinco motivos para PC Gusmão manter o time do Santa Cruz escalado no esquema 4-4-2

PC Gusmão ressaltou o "volume de jogo e a quantidade de chances de gols criadas" contra o Globo


Da defesa ao ataque, Superesportes lista fatores que podem fortalecer a ideia do técnico de manter dois meias de criação na equipe


A primeira vitória do Santa Cruz sob o comando de Paulo César Gusmão veio na última segunda-feira, sobre o Globo, na quinta rodada da Série C. O jogo passado marcou ainda a primeira vez em que o técnico escalou a equipe no esquema 4-4-2 desde o início de uma partida, optando por dois homens responsáveis pelo reforço no setor de criação. Coincidência ou não, o resultado positivo veio junto a uma notória posse de bola maior para o time coral em relação aos últimos jogos. No entanto, ainda é muito cedo para apontar a mudança de formação como responsável pelo resultado positivo, sobretudo pelo nível de dificuldade do adversário. Mas, ainda assim é possível relacionar cinco aspectos que reforçam a manutenção da formação como uma boa possibilidade de engrenar uma sequência de vitórias pela primeira vez no Brasileiro.

Em primeiro lugar, a análise do próprio técnico PC Gusmão ao final da partida deixou evidente a satisfação com o futebol apresentado sob o novo esquema, sobretudo na etapa final, quando o Santa Cruz esteve melhor em campo. "Pelo volume de jogo e a quantidade de chances de gols criadas, com o time jogando o segundo tempo inteiro no campo do adversário, foi uma grande atuação", destacou.

Outro ponto favorável é o retorno de Hericles, liberado pelo departamento médico coral após tratar uma pubalgia crônica, que o retirou dos jogos desde o dia 28 de março, na vitória contra o Confiança, ainda pela fase de grupos da Copa do Nordeste. Um dos poucos atletas a se destacar no time no início da temporada, o meia ainda pode brigar pela posição com Arthur Rezende, ou até abrir opção para uma nova variação tática, assumindo a função de centroavante, como utilizado em algumas oportunidades pelo ex-técnico Júnior Rocha.

Mas não só o ataque é beneficiado com o esquema. O setor defensivo também é reforçado, além de facilitar no processo de origem das jogadas, com mais um atleta surgindo como opção para a zaga, reduzindo o número de 'chutões' a esmo. Ao menos é o que prega o zagueiro Sandoval, que destacou a atuação de Geovani como fundamental na última segunda-feira.

"Eu gostei. Ele (Geovani) ajudou bastante. Soube conduzir a bola e proteger. Ajudou também na marcação e eu dei os parabéns a ele quando acabou o jogo (contra o 
Globo). Principalmente ali atrás (na defesa) para sair jogando, deu essa opção a gente junto ao Vítor. Foi uma peça fundamental tanto para atacar quando para defender", detalhou Sandoval.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário