GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 11 de maio de 2018

SÓ LULA PODE

PETISTAS EXPULSAM MILITANTE POR ELO COM ‘GOVERNO GOLPISTA’ DE ALAGOAS
GILBERTO COUTINHO FOI REJEITADO POR VIRAR ASSESSOR DO GOVERNADOR QUE FOI ANFITRIÃO DE LULA HÁ OITO MESES (FOTOS: BLOG DO CADU E RICARDO STUCKERT-INSTITUTO LULA)


CORRENTE DO PT PUNE MILITANTE POR ENTRAR NO GOVERNO RENAN FILHO


A Democracia Socialista (DS) do Partido dos Trabalhadores (PT) não esboçou nenhuma manifestação pública, quando seu maior líder, o ex-presidente Lula, elogiou o senador Renan Calheiros e o governador de Alagoas Renan Filho, ao ter os líderes do MDB como seus anfitriões na caravana que passou pelo Estado em agosto de 2017. Mas, nesta quinta-feira (10), a corrente ideológica decidiu expulsar o militante Gilberto Coutinho, porque este aceitou ser nomeado pelo governador alagoano como assessor executivo de gestão interna do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), no último dia 04.
Segundo a nota publicada pela DS, o ex-superintendente do Incra em Alagoas não poderia integrar o que chamou de “governo golpista” de Renan Filho, porque afronta decisões do 6º Congresso do PT e da DS, tomadas em novembro de 2017.
Coutinho obteve o aval do Partido dos Trabalhadores de Alagoas, que realizou congresso no último sábado (5) e aprovou, por 120 votos contra 68, liberar uma “aliança ampla” com o governo Renan Filho, acusado de apoiar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff por se manter no MDB do presidente Michel Temer.
Mas a nota não cita a liberação da “aliança ampla” que abraça o MDB chamado de “golpista”, em busca de cargos no governo de Renan Filho e de um palanque para a eventual campanha de Lula, em Alagoas.
Gilberto Coutinho disse ao Diário do Poder que não vê o MDB de Alagoas como golpista e que vê o governo Renan Filho e o senador Renan Calheiros como "aliados na luta em defesa da democracia e da nação que será travada nas próximas eleições". Veja seu posicionamento completo ao final da matéria.
A reportagem também abriu espaço para o governador Renan Filho comentar o caso, mas não houve respostas.
Leia a nota completa da corrente ideológica do PT:
Nota pública da DS contra aliança com golpistas
Gilberto Coutinho militou durante os últimos anos na tendência interna do PT – Democracia Socialista. Hoje fomos informados pela imprensa que aceitou função no Governo do Estado de Alagoas, governado pelo PMDB. Após confirmar com o próprio a veracidade dos fatos, declaramos que frente a esta atitude que afronta as decisões do 6º Congresso PT e da DS, reproduzidas abaixo, Gilberto Coutinho se coloca fora da militância da nossa corrente.
Em 03.11.2017 decidimos e publicamos:
No 6° Congresso Nacional do PT definimos:
“A política de alianças, incluindo as coalizões eleitorais, deve aglutinar quem partilhe de uma perspectiva anti-imperialista, anti-monopolista, anti-latifundiária e radicalmente democrática. Aponta para um governo encabeçado pelo PT, Lula presidente, com partidos, correntes e personalidades que estabeleçam compromisso programático dessa natureza. A consolidação de uma esquerda anti-sistema, com clara identidade de projeto, constitui elemento central de nossa orientação política.”
A DS teve imenso papel na construção das resoluções do 6° Congresso e tem enorme responsabilidade em defendê-las. Precisa estar unida nesse combate.
Em Alagoas, assim como em outros Estados, é preciso reconstruir o PT com independência de classe, ao lado dos movimentos sindicais e populares, com programa e alianças de esquerda. Para a DS, petista não vota em golpista, não apoia governos golpistas e não participa de governos golpistas.
Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista
Em 25 de novembro de 2017 a este posicionamento agregamos:
Lutaremos em todos os espaços para que o PT defina este posicionamento. Na hipótese de derrota, continuaremos a disputar publicamente essa posição em nome do 6º Congresso do PT e deliberamos, ainda que seja óbvio, que nenhum militante da DS participará de governo golpista.
Grupo de Trabalho Nacional da Democracia Socialista
Veja o posicionamento de Gilberto Coutinho:
Vivemos tempos sombrios. A presidente Dilma Roussef foi derrubada por um Golpe de Estado, e o ex-presidente Lula (primeiro colocado em todas as pesquisas) está preso num processo fraudulento e sem provas. O Brasil vive uma semi-ditadura, onde os grandes bancos e a Grande Midia se utilizam do poder judiciario para impor ao povo politicas de desmonte do patrimônio público, ataques a democracia e aos direitos sociais.
Para enfrentar o perigo de um futuro governo fascista ou de extrema direita e necessário a construção de uma ampla frente política com os setores que se contrapõem de alguma forma ao governo golpista de Michel Temer e que discordam das atitudes antidemocráticas e inconstitucionais do Poder Juciário brasileiro. O governador Renan Filho se colocou contra o impeachment da Presidente Dilma, contra a perseguição e prisão ilegal do ex presidente Lula e tem demonstrado apoio à candidatura de Lula em 2018. Assim não considero o PMDB de Alagoas como golpista, antes pelo contrario, vejo o governo Renan Filho e o senador Renan Calheiros como aliados na luta em defesa da democracia e da nação que será travada nas próximas eleições

Nenhum comentário:

Postar um comentário