GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 9 de maio de 2018

SPORT - REI DO DESARME

Como novo perfil de jogo e elenco, Sport vira maior ladrão de bolas da Série A do Brasileiro

Anselmo é o jogador do Sport com mais desarmes no Brasileiro, com 16 "botes" certos nos jogos


Leão lidera estatística com número dividido entre atletas do sistema defensivo


Aos poucos, o discurso ganha forma na prática. Ao perder as principais estrelas do elenco, a diretoria do Sport adotou a ideia de mudar o perfil da equipe. Jogadores com menos peso financeiro ganhariam espaço no planejamento de contratações. A ideia, em boa parte forçada por problemas de caixa, é formar um elenco com “fome”. O famoso time de operários. Aliado a um novo estilo de jogo, em que costuma deixar a bola mais tempo com o rival,  o conjunto de Claudinei Oliveira começa a apresentar resultado nesse sentido e já se converteu no maior roubador de bolas da Série A.

O auge, em termos de precisão, veio justamente na vitória sobre o Bahia na última rodada. A equipe fez 24 desarmes corretos. Não errou um. O dado fez com que o Leão subisse ainda mais na estatística no Brasileirão. Agora, ocupa o primeiro lugar em “botes” corretos. Já são 88 em quatro rodadas. Detalhando os protagonistas desse quadro, percebe-se ainda que há um trabalho coletivo por trás.

Apesar de liderar a estatística, Anselmo não está tão longe dos demais (veja a lista) colegas e divide os números com mais dois volantes além dos laterais titulares. O dado também sinaliza uma nova disposição do Sport em campo. Desde que assumiu o comando da equipe há duas rodadas, Claudinei Oliveira implementa, aos poucos, uma formação em que privilegia os toques e conclusões rápidas. 

Como consequência, o adversário tem maior posse de bola. Para o treinador, então, passa  ser fundamental maior empenho dos jogadores na marcação para uma recuperação rápida para surpreender o rival. Nesse cenário, o novo comandante rubro-negro também começa a resgatar peças dentro do elenco. 

Uma delas é Neto Moura. O volante de 21 anos é ainda questionado. Porém, apresentou uma pequena evolução no seu papel tático. Apesar de ainda não ter se destacado na parte de construção das jogadas, com erros sucessivos de passes, começou a mostrar maior preocupação e empenho para se tornar um incômodo aos rivais sem a bola.

“Venho fazendo a parte que o professor pede dentro do campo, indo bem taticamente. É manter essa sequência e melhorar para jogar mais jogos e ajudar o Sport durante o Brasileiro”, disse. “Venho trabalhando forte, treinando. Tinha uma coisa em mente que era marcação, onde não ia bem. Venho me cobrando todos os dias por isso”, acrescentou.

Desarmes Certos na Série A

Top 5 dos times 

Sport - 88
São Paulo - 79
Flamengo - 75
Atlético-MG - 75
Internacional - 75

Top 5 dos jogadores

Luan (Atlético-MG) - 18
Gustavo Blanco (Atlético-MG) - 17
Renê (Flamengo) - 17
Anselmo (Sport) - 16
Cuellar (Flamengo) - 16

Top 5 do Sport

Anselmo - 16
Sander - 13
Raul Prata - 11
Fellipe Bastos - 10
Neto Moura - 7

Desarmes do Sport jogo a jogo

Sport 2 x 0 Bahia
Desarmes certos - 24
Desarmes errados - 0

Paraná 1 x 2 Sport
Desarmes certos - 31
Desarmes errados - 9

Sport 1 x 1 Botafogo
Desarmes certos - 21
Desarme errado - 1

América-MG 3 x 0 Sport
Desarmes certos - 12
Desarmes errados - 2


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário