GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 21 de maio de 2018

TRABALHADOR CONVOCADO

CUT PE convoca ato do setor petroquímico e naval

foto do site: http://cutpe.org.br



Os trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima, município de Ipojuca, em Pernambuco, estão convocados a participarem do ato nesta segunda-feira, 21, às 6h, em defesa dos empregos, contra as privatizações do setor petroquímico e naval e em defesa do Brasil. O ato contará com a participação das entidades integrantes do Fórum dos Trabalhadores das Indústrias, da CUT-PE.
A Rnest, como é conhecida, faz parte do pacote de privatização do Parente que pretende entregar de uma só vez Refinarias do Pernambuco e Bahia, além de dutos e terminais dos dois portos estaduais. Desses ativos, a Petrobras ficará com 40% e os outros 60% serão transferidos para o setor privado, assim como o controle da operação.
A Refinaria Abreu e Lima é responsável pela produção de 30% do Diesel S-10 do Brasil e processa 100 mil barris de petróleo por dia. De acordo com dados do Complexo de Suape, a instalação da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco elevou a outro patamar a movimentação de cargas no Porto de Suape. "Em 2013, antes do início da operação, o atracadouro registrou um total de 12,7 milhões de toneladas. Entre 2014 e 2017, Suape computou um crescimento de 55%, graças, sobretudo, aos combustíveis e outros derivados de petróleo, que hoje são a principal carga movimentada (74% do total). Em 2017, o porto alcançou a marca recorde de 23,6 milhões de toneladas operadas, dado que o coloca na liderança nacional na movimentação de graneis líquidos e o posiciona na 5ª colocação entre todos os portos públicos do país." Apesar do avanço do setor a partir da refinaria, o governo pretende abrir mão de ser dono desta riqueza, que é patrimônio dos Brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário