GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 8 de junho de 2018

BRASIL DO FUTURO

Temer inaugura testes de submarino nuclear


O presidente Michel Temer pediu “mais otimismo” aos brasileiros ao participar, hoje, do início dos testes do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LabGene), no Centro Experimental Aramar, da Marinha, em Iperó, interior de São Paulo, onde está sendo construído o protótipo terrestre do submarino nuclear. O modelo definitivo está em construção no arsenal da Marinha em Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro.
Temer também lançou a pedra fundamental do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB) que vai produzir radioisótopos para aplicação em medicina nuclear. “Vamos nos inspirar nesses extraordinários empreendimentos tecnológicos para sermos otimistas e reafirmar que o Brasil merece esse otimismo”, disse.
O presidente acionou o conjunto de motores, turbogeradores e equipamentos que vão simular o sistema de propulsão e operação do submarino. Os equipamentos estão dispostos na parte já construída do casco da embarcação, que terá 70 m de extensão por 10 de diâmetro – uma réplica em tamanho natural do submarino que vai para o mar. São quatro conjuntos contendo o freio dinamométrico, o motor elétrico de propulsão, os turbogeradores e o reator nuclear, ainda em fase de construção.
Quando em plena operação, o LabGene terá uma planta nuclear com 48 megawatts de potência térmica, capaz de alimentar os subsistemas necessários à propulsão do submarino. A energia produzida pelo reator abasteceria uma cidade de 20 mil habitantes. Os equipamentos, inclusive o reator, serão testados em “condições ótimas de segurança”, segundo a Marinha, antes de sua instalação a bordo do submarino nuclear. “Não são apenas palavras, mas execução, ação, concreção”, disse Temer.
O presidente lembrou ter estado em Aramar há sete anos e disse que pode verificar a “extraordinária” evolução dos projetos. “É momento que traz justificado orgulho a todos os brasileiros. Vemos uma síntese de perseverança, talento cientifico e compromisso com o país. São projetos que elevam nosso patamar em ciência e tecnologia, promovem o desenvolvimento do Brasil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário