GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de junho de 2018

COPA DO MUNDO 2018

Com pressão após estreia com empate, Brasil pega a Costa Rica por sobrevivência na Copa

Tite terá que mudar na lateral direita, com a entrada de Fágner, mas contará com um Neymar recuperado


Seleção Brasileira não vivia uma 'pressão' na segunda rodada desde a Copa do Mundo de 1978, quando também não teve um bom resultado na estreia


O Brasil entra em campo hoje às 9h (do Recife) para enfrentar a Costa Rica carregando uma tensão que não vivia há 40 anos. Isso porque, a última vez que a seleção foi para o seu segundo jogo na Copa do Mundo vindo de um tropeço na estreia foi no Mundial de 1978, na Argentina. Desde então, quase sempre, a segunda partida significou a classificação antecipada para a segunda fase. Algo que não poderá ocorrer na Rússia. Mesmo assim, o resultado do confronto em São Petesburgo terá um peso enorme. Uma vitória inevitavelmente deixará a vaga encaminhada, ao contraponto que um outro tropeço triplicará a pressão para o duelo derradeiro do grupo, na próxima quarta-feira, diante da Sérvia, sob um risco de uma vergonhosa eliminação precoce. 

Porém, a depender do retrospecto do Brasil nas segundas rodadas, o torcedor tem bons motivos para acreditar em uma recuperação. No geral, em 19 edições, a seleção foi derrotada apenas uma vez em seu segundo jogo. Esse tropeço veio frente a Hungria por 3 a 1, no Mundial de 1966, disputado na Inglaterra. Não por acaso, aquela também foi a última vez que os brasileiros deixaram a Copa ainda na fase de grupos.

No mais, foram oito empates e 10 vitórias em confrontos desse tipo. Com direito a oito delas consecutivas, entre as copas de 1982 e 2010. Nesse intervalo, a própria Costa Rica foi vítima da Canarinha em uma segunda rodada de Copa, quando foi derrotada por um magro 1 a 0, em 1990, na Itália. 

Essa sequência foi quebrada apenas no mundial disputado em casa, em 2014, quando a seleção não passou de um empate por 0 a 0 com o México, em Fortaleza, em uma partida onde o goleiro Ochoa foi o grande destaque. Com o tropeço, o Brasil só garantiu sua passagem às oitavas na rodada derradeira, após golear Camarões por 4 a 1, em Brasília.

Voltando para 1978, ano do último tropeço do Brasil em estreias, vale lembrar que a recuperação após o empate com a Suécia na primeira rodada não veio no compromisso seguinte. Na ocasião, uma nova igualdade, dessa vez contra a Espanha, obrigou o Brasil a vencer a já classificada Áustria no último jogo. E a classificação veio graças a um chorado 1 a 0, com a seleção avançando em segundo na sua chave. Nervosismo que nenhum brasileiro espera voltar a passar. Tudo passa por hoje.

Drama na lateral
Para a decisão contra a Costa Rica, a intenção do técnico Tite era repetir a mesma escalação que iniciou o jogo contra a Suíça, no empate por 1 a 1, domingo passado. Porém, o treinador foi obrigado a mudar de planos de última hora, após o lateral direito Danilo sofrer uma lesão muscular na região do quadril, sem ter prazo para retornar. Assim, o corintiano Fagner, que não joga há dois meses, fará a sua estreia na Copa. 

Vale lembrar que antes do Mundial, Daniel Alves, titular absoluto da seleção, já havia ficado de fora da convocação devido a uma lesão no joelho direito. Além disso, o próprio Fágner vem de um problema muscular na coxa direita sofrido no dia 29 de abril. Outra opção para o setor seria a improvisação zagueiro Marquinhos, que no PSG já chegou a atuar como lateral-direito.
 
FICHA TÉCNICA

Brasil
Alisson; Fagner, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro e Paulinho; Willian, Philippe Coutinho e Neymar; Gabriel Jesus. Técnico: Tite

Costa Rica
Keylor Navas; Gamboa, Acosta, González, Oviedo; Duarte, Guzmán e Celso Borges; Venegas, Bryan Ruiz e Ureña. Técnico: Óscar Ramírez

Copa do Mundo (Segunda rodada do Grupo E)
Estádio: Arena São Petersburgo, em São Petersburgo
Horário: 9h (de Brasília)
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)
Assistentes: Sander Van Roekel e Erwin Zein (HOL) 


Retrospecto dos segundos jogos do Brasil em Copas

1930
Brasil 4x0 Bolívia

1934
Não teve (foi eliminado na estreia)

1938
Brasil 1x1 Tchecoslováquia

1950
Brasil 2x2 Suíça

1954
Brasil 1x1 Iugoslávia

1958
Brasil 0x0 Inglaterra

1962
Brasil 0x0 Tchecoslováquia

1966
Brasil 1x3 Hungria

1970
Brasil 1x0 Inglaterra

1974
Brasil 0x0 Escócia

1978
Brasil 0x0 Espanha

1982
Brasil 4x1 Escócia

1986
Brasil 1x0 Argélia

1990
Brasil 1x0 Costa Rica

1994
Brasil 3x0 Camarões

1998
Brasil 3x0 Marrocos

2002
Brasil 4x0 China

2006
Brasil 2x0 Austrália

2010
Brasil 3x1 Costa do Marfim

2014
Brasil 0x0 México

RESUMO

10 
Vitórias

Empates
 
Derrota

Nenhum comentário:

Postar um comentário