GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 12 de junho de 2018

ELEIÇÕES 2018

PSB empurra definição para final de junho


Em meio às indefinições da conjuntura política nacional, o PSB empurrou a decisão sobre o rumo do partido nas eleições de outubro para o final de junho, sem data definida. Na reunião da Executiva nacional, ontem, em Brasília, o presidente do PSB, Carlos Siqueira, relatou os avanços das conversas com os partidos centro-esquerda – sobretudo, com PDT e com PT –, mas não houve definição acerca do posicionamento. Atualmente, há três tendências: liberar os diretórios estaduais, aliança com o PDT ou PT, sendo esta última opção mais difícil por circunstâncias internas.
O líder do PSB na Câmara, Tadeu Alencar (PE), destacou o desejo de definição dos rumos do partido para começar o jogo eleitoral. Entretanto, o deputado federal Julio Delgado (PSB-MG) ponderou que o PSB passou a ser convidados por todos os partidos e precisa avaliar com prudência. No hall de alianças, Rede e Podemos estão praticamente descartados. No Recife, o governador Paulo Câmara (PSB) rechaçou a possibilidade de aliança com Marina Silva (Rede), corroborando com a declaração que Siqueira havia dado mais cedo.
Contudo, o assunto que imperou no encontro foi a definição dos critérios de distribuição do Fundo Especial de Financiamento de Campanha visando às eleições de outubro. O partido receberá R$ 118,7 milhões deste fundo, sendo que 30% dos recursos serão destinados às candidaturas de mulheres. Após a dedução, fica R$ 82,6 milhões para ser dividido 55% deste montante entre candidatos proporcionais e 45% majoritários.
A Executiva está editando uma resolução com os critérios de divisão destes valores. Afinal, o partido possui, nacionalmente, 278 candidatos à Câmara dos Deputados e 400 estaduais. “Precisam prestigiar candidaturas com viabilidade”, ponderou Tadeu Alencar.
O prefeito Geraldo Julio, secretário-geral do partido, esteve presente na reunião. Câmara, que é vice-presidente nacional, não compareceu, alegando compromissos administrativos. Procurado, Siqueira não atendeu às ligações.

Blog da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário