GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de junho de 2018

PRISÃO DE LULA

Haddad vê “chance concreta” de STF libertar Lula

Petista pede que MP puna delator que não provar acusação


O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad diz ver “chance concreta” de a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) libertar o ex-presidente Lula da prisão, atendendo a um recurso da defesa que pede efeito suspensivo da condenação no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre. O recursos será analisado na próxima terça.
Em entrevista ao “Jornal da CBN – 2ª Edição”, Haddad afirma que 4 dos 5 membros da 2ª Turma do STF se manifestaram a favor do habeas corpus de Lula que acabou sendo negado por 6 a 5 pelo plenário do tribunal. Ex-ministro da Educação dos governos Lula e Dilma, ele considera que a condenação do ex-presidente ocorreu em “bases frágeis”. “Tenho muita segurança de que a decisão [do TRF-4] vai ser revertida.”
Haddad afirma que o PT já tomou a posição de insistir com a candidatura de Lula até as últimas consequências, “com os riscos inerentes a qualquer decisão”. Por isso, afirma que não faz sentido debater “plano B” para lançar outro candidato. Haddad e o ex-governador da Bahia Jaques Wagner são citados como possíveis alternativas para disputar a Presidência no cenário em que Lula seria impedido de concorrer.
O ex-prefeito critica delatores que acusaram e não conseguiram provar o que disseram. “Em alguns países, o que você não pode provar não pode nem ser objeto de delação”. Ele afirma que o Ministério Público precisa rever benefícios concedidos a delatores cujas acusações hoje estão sendo arquivadas ou invalidadas pela Justiça. “Ninguém pode dizer que, se um delator mentir é culpa do promotor, mas será culpa do promotor se ele não chamar esse delator para rever o benefício”.
Haddad rebate as acusações de caixa 2 para sua campanha à Prefeitura de São Paulo em 2012. Afirma que cancelou obra superfaturada que seria executada pela Odebrecht e pela UTC. No caso de Ricardo Pessoa, delator da UTC, diz que a acusação de caixa 2 no valor de R$ 2,6 milhões é retaliação por sua decisão em relação a essa obra. Citou o mesmo argumento para rebater a acusação de delatores da Odebrecht.
A respeito das manifestações de 2013, afirma que o “lado bom” foi a reivindicação que considerou justa para que estudantes tivessem passe livre no transporte escolar. Ele disse que atendeu a esse pleito um ano depois, quando tinha recursos no orçamento.
No entanto, avalia que aquela onda de protestos “destampou um processo muito obscurantista de falta de diálogo”. “Eu não acho que foi uma coisa muito boa”.
Coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial, Haddad critica o governo Temer, “um desastre”. Afirma que a atual administração prometeu organizar as contas públicas, mas não cumpriu: “Não arrumaram as finanças públicas, e o desemprego tá na porta do trabalhador”.

Blog do Kennedy

Nenhum comentário:

Postar um comentário