GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 10 de julho de 2018

ASSALTANTE PRESO

Preso por 50 assaltos a ônibus, homem diz que praticava crimes em troca de drogas

Jailton Araújo da Silva, 28, é suspeito de cometer pelo menos 50 assaltos a ônibus em OlindaFoto: PCPE / Cortesia


Jailton Araújo da Silva fazia parte de uma quadrilha de 15 pessoas que realizavam assaltos na "hora do rush". A prisão, de acordo com a polícia, deve reduzir drasticamente o número deste tipo de crime em Pernambuco

Suspeito de cometer pelo menos 50 assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife, um homem de 28 anos foi preso na manhã desta segunda-feira (9) na comunidade do Caranguejo, no bairro de Sítio Novo, em OlindaJailton Araújo da Silva era procurado pela polícia por inúmeros roubos a coletivos e afirmou que, por conta de dívidas de drogas, era levado por traficantes para praticar os assaltos, assim como outros usuários. A prisão, de acordo com a polícia, deve reduzir drasticamente o número deste tipo de crime em Pernambuco. 

Do início do ano até o mês de maio foram registrados 343 assaltos a ônibus no Estado, segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Um total de 91% desses crimes ocorreram na Capital e Região Metropolitana do Recife (RMR). O delegado Gilmar Rodrigues, responsável pela investigação do caso, destacou que a quadrilha integrada por Jailton possui cerca de 15 integrantes, todos já identificados. A polícia pediu que, ao reconhecer o suspeitos, outras pessoas que tenham sido vítimas dos crimes registrem queixa.

As investigações também apontam que muitos começaram a participar dos crimes para arcar com os custos do vício. “O preso afirmou que recebia armas para assaltar e que os traficantes mandavam algumas pessoas, inicialmente, para mostrá-lo como roubar nos coletivos. Era o tráfico que levava, não só ele, mas muitos outros, a praticar os assaltos”, detalhou Gilmar Rodrigues.

Imagens de assaltos
Sempre armado e com ajuda de outros companheiros, ele aparece em dezenas de imagens das câmeras de segurança dos ônibus praticando os roubos. O suspeito já respondia por 11 processos criminais do mesmo gênero e outros cinco estão sendo protocolados.

Assaltos na hora do rush
Em depoimento à Polícia Civil,  Jailton relatou que praticava os crimes pela manhã, quando as pessoas iam para o trabalho, e à noite, no retorno para casa. Algumas vezes a mesma pessoa terminava sendo roubada por ele duas ou três vezes no mesmo dia. 

“Ele e os principais comparsas já estão presos. Com isso, a segurança dos trabalhadores nos coletivos já é bem maior. A gente só não consegue acabar completamente esses delitos pois, como o próprio Jailton afirmou, tem muito adolescente entrando no vício das drogas e não tem outro caminho a não ser roubar, uma exigência do traficante. Estamos intensificando as investigações nos pontos de tráfico, que é o que motiva os roubos e assassinatos”, afirmou Gilmar Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário