GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 20 de julho de 2018

PINTANDO PELO GAC

Ação beneficente pelo GAC reúne personalidades; veja fotos

Dia de Cooperar: personalidades pintam quadros que serão leiloados em prol do GACFoto: Arthur de Souza / Folha de Pernambuco


Ação promovida pela Cooperativa dos Médicos do Brasil convidou personalidades para pintar quadros que serão leiloados; dinheiro obtido custeará reforma do GAC

Personalidades da sociedade pernambucana, cantores, craques de futebol e jornalistas se reuniram na tarde desta sexta-feira (20) no Recife numa ação beneficente em prol do Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC) realizada no Mercado da Encruzilhada, Zona Norte da cidade. Os convidados pintaram quadros que serão expostos durante próxima semana na sede da Cooperativa dos Médicos do Brasil (Comeb), organizador do evento, na rua Dr. José Maria, também no bairro da Encruzilhada. O leilão será realizado na sexta-feira (27), às 20h, mas os interessados podem deixar uma oferta de lance ao longo da semana.

O evento faz parte do Dia de Cooperar, o Dia C, instituído pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), para que cada cooperativa realizasse uma ação de ajuda a alguma instituição ou cooperativa.

O presidente da Comeb, Giovanni Rattacaso Filho, destacou que este é o terceiro ano que cooperativa participa do Dia C e que agora decidiram inovar, convidando as pessoas que pintassem para executar obras sob a orientação do artista plástico Luzarcos. "Eu me surpreendi bastante quando ligava para as pessoas, sejam eles jogadores, sejam eles pessoas da imprensa, músicos. E cada um deles se colocando em abraçar a causa de ajudar o GAC. É uma instituição idônea, séria, respeitada, e que tem uma causa nobre, que é ajudar as crianças carentes com câncer", declarou.


A presidente do GAC, Vera Morais, destacou que a mobilização foi emocionante. "O GAC sobrevive de doação. Essa mobilização, essa alegria, essa doação do seu trabalho, são todos amadores e eles vieram para esse desafio abraçando essa causa", comenta. Ela explicou que a verba será para a reforma do sexto andar do GAC, que está fechado por causa de vazamentos nas tubulações, mofo e risco de infecção. "Nós vamos aproveitar e, neste andar, colocar uma UTI pediátrica, para que eles não precisem sair do seu espaço", destacou. O GAC funciona dentro do Hospital de Câncer de Pernambuco, localizado em Santo Amaro, região central, e atende em média mil crianças por mês - 300 em tratamento.

Convidada para fazer um quadro, a jornalista e editora-chefe da Folha de Pernambuco, Patrícia de Raposo, contou que não sabe pintar ou desenhar, mas afirma que achou interessante a experiência por lhe permitir ajudar o GAC e ter uma experiência diferente. "Quem sabe daqui para frente eu tome gosto e comece a pintar?!."

"O que eu acho interessante na solidariedade é que ela vem de onde se menos espera. As pessoas, às vezes, precisam ser provocadas, às vezes não, surge espontaneamente, mas Recife tem um aspecto interessante no quesito solidariedade, aqui a gente tem o Porto Social, que reúne empresas, ONGs, startups tentando trazer uma ajuda a quem precisa", destacou Raposo. Para ela, é muito importante sair da inércia e agir. "Tivemos essa semana o caso do Thiago Caffé na Folha de Pernambuco, que surgiu a necessidade de uma ajuda para ele. Nós conseguimos nos mobilizar, envolver outras pessoas da sociedade e o rapaz conseguiu ter a UTI móvel de que ele precisava. E isso é muito gratificante, a sensação que fica é muito boa".

Também participante da ação, o ex-jogador Grafite contou que essa foi a segunda vez que teve contato direto com a pintura. "Estou gostando da experiência, principalmente por saber que vai ajudar o GAC". A cantora Nena Queiroga sempre participa desse projeto em parceria com o artista plástico Luzarcos. Em suas pinturas, ela deixa uma mensagem de fé para que possa inspirar as pessoas a fazerem o bem. Na tela que pintou nesta tarde o recado foi "Vai dar tudo certo", com a imagem de um anjo.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário