GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 14 de agosto de 2018

ADVERSÁRIO DO SANTA CRUZ

Atual campeão da Série D e da A2 Paranaense: conheça o Operário, adversário do Santa Cruz

Gerson Gusmão foi campeão paranaense em 2015 como auxiliar-técnico e assumiu o time em 2016


Clube de Ponta Grossa está invicto nesta temporada jogando como mandante


Campeão da Série D em 2017, campeão da Série A2 do Campeonato Paranaense deste ano e equipe que mais vezes liderou o Grupo B da Série C. É esse adversário com histórico recente de respeito que espera o Santa Cruz nas quartas de final do Campeonato Brasileiro. Clube que vem realizando um projeto de reestruturação nos últimos anos, o Operário de Ponta Grossa, do interior do Paraná, tem como meta chegar em pouco tempo à Série A. Para tanto, mantém o técnico Gerson Gusmão à frente do time desde 2016 e entra no mata-mata diante do Tricolor com uma base sólida.

O volante Erick, de apenas 20 anos, é tratado como uma das joias da equipe. É por ele que passa as principais jogadas do time. Outro destaque é o experiente meia Xuxa, 36 anos. Boa parte do elenco joga junta desde o ano passado. Nele, inclusive, a torcida coral ainda irá reencontrar um rosto bastante conhecido: o atacante Vinícius, que defendeu o Tricolor nesta temporada e acabou deixando o clube sem marcar gols. Ele é reserva do Operário, mas tem entrado regularmente nas últimas partidas. Em cinco jogos, também não balançou as redes. Outros conhecidos são o meia Pedrinho Botelho, que passou pelo Arruda em 2016, além do meia Anderson Paraíba, com passagem pelo Sport, em 2012. Ambos, porém, são pouco utilizados no time.

Classificado desde a 14ª rodada, ou seja, a quatro jogos de fechar a primeira fase, o Fantasma, como é apelidado pela torcida, é um dos times mais equilibrados da Série C. Ao lado do Atlético-AC, é o que mais vezes esteve no G4: em 17 das 18 rodadas. No Grupo B, foi o que mais esteve na liderança: sete rodadas na ponta. Além disso, o Operário está invicto em casa não só na Série C, mas em toda a temporada. Em 18 partidas no estádio Germano Krüger, onde mantém uma média de aproximadamente três mil torcedores, são 15 vitórias e três empates. No Brasileiro, são nove jogos, com seis vitórias e três empates.

Ciente da força do clube paranaense como mandante, o técnico do Santa Cruz, Roberto Fernandes, quer começar bem o mata-mata fazendo sua parte no Arruda, no próximo domingo. “É muito subjetivo saber qual é a verdadeira vantagem (de decidir em casa ou fora). Continuo afirmando que o caminho é fazer um grande resultado no primeiro jogo, deixado a pressão para o outro lado no jogo da volta”, afirmou. 

“O projeto deles é estar na Série A em três anos. É um adversário osso duro, contra quem o Santa precisa fazer os dois jogos do ano”, alertou Roberto Fernandes. “Vamos enfrentar o Operário, que é o time com mais cara da Série C no outro grupo. Eu diria que o fato de não ter mais o gol qualificado força que você busque um jogo mais equilibrado. Vamos procurar nos impor no primeiro jogo em casa", acrescentou o treinador coral.

Desacelerou
Apesar de tantos números positivos, desde que garantiu a classificação antecipada, a equipe comandada por Gerson Gusmão tirou o pé do acelerador. Até demais. Após emendar seis vitórias seguidas, no auge do time, o Operário emendou a sequência atual de quatro jogos sem vencer. No último, perdeu uma invencibilidade que já durava 11 jogos, ao ser derrotado pelo Luverdense por 1 a 0, em Lucas do Rio Verde. O revés custou a perda da liderança para o Botafogo-SP na última rodada.

Campanha do Operário na 1ª fase da Série C

35 pontos
10 vitórias
5 empates
3 derrotas
65% de aproveitamento
25 gols marcados
17 gols sofridos

Como mandante
21 pontos
6 vitórias
3 empates
78% de aproveitamento
16 gols marcados
7 gols sofridos
3º melhor aproveitamento do Grupo B

Como visitante
14 pontos
4 vitórias
2 empates
3 derrotas
52% de aproveitamento
9 gols marcados
10 gols sofridos
2º melhor aproveitamento do Grupo B

Campanha do Operário

17 rodadas no G4
1 rodadas fora do G4 (5º posição)
7 rodadas na liderança
6 rodadas na vice-liderança
3 rodadas em 3º lugar
1 rodada em 4º lugar

Linha do tempo do Operáriona primeira fase

1ª rodada

2ª rodada

3ª rodada

4ª rodada

5ª rodada

6ª rodada

7ª rodada

8ª rodada

9ª rodada

10ª rodada

11ª rodada

12ª rodada

13ª rodada

14ª rodada

15ª rodada

16ª rodada

17ª rodada

18ª rodada


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário