GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de agosto de 2018

PAZ DOS PODEROSOS

Paz entre poderes: Toffoli vai a Maia, Eunício e Temer

Para distensionar relação entre Poderes, Toffoli acena a Maia, Eunício e Temer

Demonstrando que pretende traçar novo marco nas relações entre o Supremo e os demais Poderes, o ministro Dias Toffoli, que assume a corte em setembro, foi jantar na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para falar com o deputado e o comandante do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE). Segundo relatos, Toffoli defendeu que as instituições interajam de maneira independente, mas harmônica. E foi além: pregou que os chefes dos três Poderes tenham encontros periódicos.
O futuro presidente do Supremo adotou procedimento semelhante com Michel Temer. Eleito para assumir a corte, telefonou para o emedebista e disse que fazia questão da presença dele em sua posse. Na ocasião, também mencionou a tese de encontros mensais entre os chefes dos Poderes.
Na conversa com os presidentes da Câmara e do Senado, Toffoli falou da proposta de reajuste de 16,38% para juízes aprovada pelo Supremo na semana passada. Assegurou que, se o Congresso aprovar o aumento, o auxílio-moradia será extinto pela corte.


Toffoli é reconhecido pelos pares como um ministro mais jeitoso do que Cármen Lúcia para tratar com outras autoridades. Em momentos de crise, a atual presidente do STF sempre evitou contato direto com Michel Temer, por exemplo.

Daniela Lima – Painel – Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário