GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

REUNIÃO COM MINISTROS

Secretário de Defesa dos EUA se reúne com ministros em Brasília


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, se reuniu, hoje, em Brasília, com os ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Joaquim Silva e Luna (Defesa). Jim Mattis está à frente do Pentágono desde que o presidente Donald Trump assumiu a Casa Branca, em janeiro do ano passado.
Esta é a primeira vez que o secretário de Defesa visita países da América do Sul. Além do Brasil, também estão no roteiro Chile, Colômbia e Argentina.
No Brasil, além das agendas em Brasília, Mattis terá compromissos no Rio de Janeiro. Amanhã, o secretário irá proferir uma palestra na Escola Superior de Guerra e visitará o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial.
Reunião no Itamaraty
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, a visita de Mattis a Aloysio Nunes foi de cortesia e não houve uma pauta definida para o encontro.
Havia, contudo, a expectativa de que eles conversassem sobre cooperação entre as forças armadas dos dois países e venda e armamentos e equipamentos.
'Alinhamento'
Após o encontro com Mattis, o ministro Silva e Luna afirmou que a reunião serviu para os dois governos poderem "alinhar" as percepções sobre "termos de defesa".
Disse, também, terem discutido alguns acordos de cooperação entre Brasil e Estados Unidos, o Centro de Lançamento de Alcântara e a cooperação na área de defesa cibernética.
Silva e Luna destacou, ainda, a situação na Venezuela. "Houve um tópico [na reunião] referente à preocupação que nós temos de como ajudar a Venezuela, que está numa situação difícil e é um país da nossa fronteira. [...] A colocação dos Estados Unidos nesse aspecto é muito prudente, considera que a solução deve ser, eu diria, liderada pelo Brasil", declarou.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário