GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

SPORT - RELAÇÃO COM O NOVO TREINADOR

Queixas e elogios: a relação de Eduardo Baptista com atletas do Sport que ele treinou

Eduardo Baptista colocou Magrão na reserva, mas goleiro faz elogios ao treinador do Sport


Novo comandante assume clube tendo trabalho com oito jogadores do elenco


Eduardo Baptista está de volta ao Sport e terá peças conhecidas para lhe ajudar no recomeço da caminhada no clube rubro-negro. Ao todo, o comandante tem oito peças no elenco com quem já trabalhou. Alguns, com relação mais duradoura. Outros em que o contato acabou não sendo proveitoso para o atleta, como Rafael Marques. O atacante acabou preterido pelo técnico enquanto esteve no Palmeiras, na temporada passada. Abaixo, o Superesportes destrincha caso a caso.

Rafael Marques

O atacante não teve um contato proveitoso para ele com o treinador do Sport. Na passagem de Eduardo Baptista no Palmeiras, na temporada passada, Rafael Marques virou reserva do time e foi pouco aproveitado.  O atacante foi aproveitado em um amistoso contra a Ponte Preta em preparação para a temporada de 2017 e depois só entrou em campo no dia 23 de março quando marcou o primeiro gol da vitória de 2 a 0 sobre o Mirassol, no Campeonato Paulista. Esse acabou sendo o último jogo do atacante no clube alviverde. Já no mês de maio, foi negociado com o Cruzeiro quando Eduardo Baptista já não estava mais no comando.

“Esse primeiro semestre para mim foi perdido, com a chegada do Eduardo Baptista. Eu joguei uma partida, contra o Mirassol, pelo campeonato Paulista, onde eu pude fazer o gol e depois sequer entrei em mais nenhum jogo, nenhum segundo, nenhum minuto, nada e isso infelizmente me incomodou bastante, até porque 2015, 2016 foram anos vitoriosos, eu ajudei a equipe a conquistar os títulos nacionais”, disse à época em entrevista ao programa Expediente Futebol da Fox Sports.

Michel Bastos

O atleta teve boas chances com Eduardo Baptista. Além de ter sido lateral esquerdo, também ocupou as funções de ponta atuando mais adiantado. Na época da chegada do atleta ao Alviverde, por sinal, o treinador teceu vários elogios ao atleta. 

“É um jogador que ficou cinco anos no futebol francês e não é qualquer jogador que fica cinco anos lá. Teve grandes momentos no São Paulo. È um jogador que a gente acompanha. É um jogador que já fez a lateral esquerda, faz o terceiro homem de meio, faz o lado esquerdo, mas, principalmente, o melhor dele foi pelo Lyon fazendo esse extremo pelo lado direito trazendo essa bola por dentro. É um jogador que você pode pensar em diversas situações”, disse Baptista, em entrevista à ESPN Brasil.

Michel Bastos também apoiou o técnico quando ele já era alvo de críticas da torcida do Palmeiras e começava a ouvir as vaias. “Amanhã ou depois será o nome do Eduardo a ser gritado. O grupo sabe que ele é uma pessoa e muito competente”, declarou à época.

Agora, ficará a dúvida com relação à ideia tática de Eduardo Baptista para Michel Bastos, que veio ao Sport dizendo que quer atuar como ponta, principalmente pelo lado direito do campo. Porém, pode ser testado atuando mais centralizado.

Deivid

A passagem de Eduardo Baptista no Atlético-PR foi muito curta. Após ser anunciado no dia 23 de maio, acabou demitido do clube em 10 de julho. Nesse período, contudo, teve tempo de trabalhar com o volante Deivid. Nos 13 jogos em que esteve no Furacão, utilizou o atleta em seis oportunidades durante a Série A, sendo em duas ocasiões como titular do time. 

A atitude representou um resgate para Deivid, que estava com pouco espaço no Furacão e se queixava de dores. “Antes mesmo da chegada do Eduardo, pedi para ficar um tempo afastado por conta desta dor crônica, mas o Eduardo, sem saber sobre isso, falou que queria contar muito comigo. Analisei, voltei atrás e, graças a Deus, consegui ajudar a equipe”, declarou, na época.

Depois da saída de Eduardo Baptista, o volante não atuou mais pelo Furacão na temporada passada.

Marlone

O meia chegou ao Sport durante o decorrer da Série A de 2015. Rapidamente, virou titular e se encaixou na equipe com Diego Souza e André. Porém, na reta final da primeira passagem de Eduardo Baptista quando o time chegou a ficar dez jogos sem vencer, já vinha sofrendo algumas críticas da torcida. Pouco depois, na troca do comando para Falcão, o então novo comandante alterou a função tática de Marlone para o duelo contra o Huracán, pela Copa Sul-Americana de 2015.

Marlone acabou se destacando no jogo que acabou em 1 a 1. Da ponta esquerda, ele passou a jogar mais centralizado e com mais liberdade para flutuar. Quando questionado sobre a evolução apresentada, o atleta declarou: “Se deve ao treinador (a minha boa atuação). Fico feliz pelos elogios, mas acho que pelo fato de Falcão ter sido um jogador, ele sabe as características do atleta e, em um treino, pelo jogador que ele foi, já conseguiu notar e viu que eu poderia fazer bem essa função", afirmou. 

Hernane Brocador

De volta ao  Sport, Hernane Brocador também reencontra Eduardo Baptista no clube. Em 2015, ele teve o nome aprovado pelo técnico na chegada. “Hernane é um jogador que tem o estilo aguerrido, muito próximo do que o torcedor do Sport gosta. Ele sabe fazer gols, é aguerrido na recomposição, briga bastante e dentro da área é matador. Faz gol”, afirmou.

Na sequência, porém, o centroavante precisou de três meses para estrear por conta de um imbróglio com Al Nassr. Com isso, viu o concorrente André se destacar e virou reserva. Ainda assim, Eduardo Baptista chegou a testar os dois juntos no ataque e assim o fez na última partida no comando do Sport quando bateu o Fluminense com os dois como titulares. Na sua apresentação oficial na volta ao Leão, Hernane também fez elogios ao treinador.

Magrão

Ídolo do Sport, Magrão amargou poucas vezes o banco de reservas do clube por opção técnica. Uma delas, foi justamente com Eduardo Baptista, em 2015. O ídolo leonino acabara de voltar de uma lesão no ombro e viu Danilo Fernandes ter grande destaque. Apesar disso, o treinador leonino já havia declarado que o retorno do camisa 1 era natural. Mas, quando teve as duas peças liberadas, optou pelo atual arqueiro do Internacional.

Magrão chegou a declarar ao Superesportes que ficou insatisfeito com a condução do treinador no caso. Por outro lado, nesta semana, abriu as portas do clube para o retorno de Eduardo Baptista. Ele também conversou com a diretoria durante a negociação. Agora, deixou as queixas para trás com elogios ao técnico com quem conquistou o Campeonato Pernambucano e a Copa do Nordeste de 2014. “É um cara que mostrou uma competência muito grande quando esteve na frente do Sport”, disse o arqueiro.

Durval

O zagueiro é outro velho conhecido desde quando Eduardo Baptista ocupava a função de preparador físico do Sport, em 2008. Tem grande respeito do técnico. “Melhor zagueiro que já trabalhei”, disse Eduardo Baptista, em 2014, ao avaliar todos os jogadores da posição com quem teve contato mesmo antes de ser treinador. Com esse histórico, Durval, hoje reserva, pode alimentar esperança de ressurgir entre os titulares. Ele, assim como Magrão, conquistou o Estadual e o Nordestão com agora recém-confirmado comandante do Leão. Ele ainda era o capitão da equipe e ergueu as taças.

Neto Moura

Neto Moura subiu para o time profissional do Sport sob o comando de Eduardo Baptista. Ele, junto com o atacante Joelinton, hoje Hoffenheim, da Alemanha, eram constantemente elogiados pelo técnico. “Ele (Neto) é a minha grande aposta, a cereja do bolo. Minha promessa para 2015”, disse Eduardo Baptista sobre o atleta, que ainda não conseguiu se firmar no Leão da Ilha e, no ano passado, chegou a ser emprestado ao América-MG.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário