GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 8 de setembro de 2018

DESFILE DE SETE DE SETEMBRO

Sete de Setembro reúne mais de três mil pessoas no desfile

                                   Luiz Henrique, 3 anos, foi ao desfile vestido de militar                               Foto: Rafael Furtado / Folha de Pernambuco


Desfile é realizado na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, bairro de Imbiribeira, com concentração no Viaduto Tancredo Neves em direção a Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes

No Recife, o tradicional desfile cívico-militar desta sexta-feira, Sete de Setembro, aconteceu na avenida Marechal Mascarenhas de Morais, bairro de Imbiribeira, com concentração no Viaduto Tancredo Neves em direção a Estação do Metrô Porta Larga, em Jaboatão dos Guararapes. A solenidade começou com a revista da tropa pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adalberto de Oliveira, que representou o governador Paulo Câmara, em companhia do comandante Militar do Nordeste (CMNE), o general do Exército Marco Antônio Freire Gomes. 

Após a revista, às 8h10, foi feito o hasteamento do Pavilhão Nacional. O palanque principal (das autoridades) estava localizado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo (Geraldão). O desfile acontece na Imbiribeira desde 2013, quando saiu da Avenida Cruz Cabugá, na área central do Recife.

Ao todo, são 48 escolas e entidades civis, totalizando cerca de 3.100 pessoas. O desfile começou com a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada. O efetivo militar é composto por 322 integrantes da Marinha do Brasil, 1.500 do Exército Brasileiro, 700 da Força Aérea, 500 da Polícia Militar de Pernambuco, 300 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e 250 da Guarda Municipal.


Vozes do desfile
Eram muitas as pessoas com camisas com a imagem e o nome de Jair Bolsonaro no desfile do Recife. Uma delas era o sargento da Aeronáutica Davi Santiago. “Este é o momento de mostrar nosso patriotismo, mesmo com esse momento atípico, que exige mudanças”, argumentou. “Nas eleições, espero que as pessoas votem conscientemente e que não vendam seus votos”, continuou, classificando o atentado contra o candidato do PSL como um “ato de terrorismo contra um homem que tem boas intenções para a nação”.

A controladora de voo Adriana Almeida e o marido, o designer gráfico Lionaldo Paiva, levaram o filho Miguel, de 7 anos, para ver o desfile. “A gente vem todos os anos. Em casa e na escola, ele já tem a orientação de dar importância à pátria”, disse Adriana. Perguntada sobre o voto no pleito de outubro, a família ainda não tomou uma decisão, mas afirmou que o deputado Jair Bolsonaro (PSL) não é uma opção. “O que aconteceu (na última quinta, 6, o candidato sofreu um atentado em Juiz de Fora, Minas Gerais) é muito lamentável. As pessoas estão descontroladas. Não precisamos de uma arma para expressar o que defendemos”, disse Adriana, afirmando que espera que o próximo governante respeite a população.

Com a filha Lorena, de 3 anos, o contador Luciano Ferreira declarou com vai anular o voto na urna. “Dizem que não podemos perder as esperanças, mas eu perdi. Só voltarei a votar quando aparecer alguém em quem eu possa confiar de novo”. Sobre o desfile, Ferreira disse que é um momento de sentir o patriotismo “É a nossa independência que está sendo comemorada”.

Já o estudante de Engenharia Elétrica João Victor Alves afirmou que seu voto será de Fernando Haddad (por ora, candidato a vice-presidência na chapa de Lula). “Meu sentimento neste Sete de Setembro e para as eleições é que a gente tem um compromisso, uma responsabilidade grande”. João acredita que Haddad, que foi “um bom prefeito para São Paulo, bom gestor, que entregou contas elogiadas até pelo seu sucessor (o atual prefeito, João Dória)”, será capaz de reordenar o País. 

A atendente Renata Barreto, de 35 anos, levou o sobrinho Luiz Henrique, 3 anos, vestido de militar. Ela disse que vem desde criança, quando era trazida pelos avós, e comparece todos os anos quando está de folga. Trouxe o sobrinho paramentado porque ele imita o tio, que é cabo da PM. "Não decidi ainda em quem vou votar, ninguém me convenceu até agora".


FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário