GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 9 de setembro de 2018

GRAÇA ARAÚJO

Velório de Graça Araújo começa no Morada da Paz. Cremação será neste domingo.

                              Graça Araújo apresenta o "TV Jornal Meio-Dia”, na TV Jornal                                   Foto: Instagram/Reprodução


A apresentadora da TV Jornal estava internada desde a última quinta-feira (6), no Hospital Esperança, por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

A apresentadora da TV Jornal Graça Araújo, de 62 anos, faleceu neste sábado (08), às 12h55, em decorrência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC)  hemorrágico extenso. O corpo foi liberado por volta das 18h30 e seguiu para ser velado no cemitério Morada da Paz, em Paulista. A previsão é de que o velório tenha início a partir das 19h deste sábado e, neste domingo (9), o corpo será cremado em uma cerimônia fechada para a família, realizada no mesmo local, às 16h. 

jornalista passou mal em uma academia em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, no fim da tarde da última quinta-feira (6). Ela foi levada para o Hospital Esperança, na Ilha do Leite, na área Central do Recife, onde deu entrada às 19h10. 

Testemunhas que estavam na academia no momento contaram que a apresentadora teve uma crise convulsiva no local. O personal trainer Pedro Henrique e mais duas médicas se revezaram para fazer massagem cardíaca até o socorro chegar. Ainda segundo informações, Graça passou mais de 40 minutos desacordada, até o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegar e realizar procedimentos como o uso do desfibrilador. 
Apesar de ser doadoraórgãos da apresentadora não puderam ser doados devido à evolução de seu quadro clínico. “Ela já vinha sendo monitorada pela morte cerebral, em coma profundo, desde ontem. Era um desejo dela fazer a doação de órgãos, expresso pela família. Infelizmente, por volta das 12h55 de hoje, subitamente, ela passou a ter uma falência das funções vitais. Nessas condições, não houve tempo de fazer o prepara necessário para a doação”, explicou a neurologista Silvia Laurentino.
Trajetória

Maria Gracilane Araújo da Silva nasceu em Itambé, na Zona da Mata de Pernambuco, em 2 de abril de 1956. Aos três anos, foi para São Paulo com a família, que buscava trabalho. Tinha sete irmãos e chegou a morar em uma casa com 10 pessoas. Aos 14 anos, já trabalhava para ajudar em casa. Pensou em estudar medicina, mas se encantou com o jornalismo quando trabalhou como secretária em uma revista.

Se formou pela Faculdade Integrada Alcântara Machado em 1987 e voltou para o Recife. O primeiro trabalho na capital pernambucana foi na rádio Transamérica. Em seguida, foi para a Rádio Clube. Passou pela TV Manchete, TV Pernambuco e se tornou chefe de reportagem da TV Jornal em 1990. Na emissora, ajudou na formatação do TV Jornal Meio-Dia, do qual foi âncora por 26 anos. Na época, Graça era a única apresentadora negra na televisão pernambucana. 
Graça Araújo
 também foi apresentadora na Rádio Jornal, também do Sistema Jornal do Comércio de Comunicação. Há 17 anos, comandou as tardes da frequência no programa Rádio Livre, do qual faz parte o famoso quadro Consultório de Graça, que reúne, diariamente, médicos para abordar diferentes temas relacionados à saúde. Em agosto deste ano, o programa sobre o câncer de cérebro conquistou o primeiro lugar na categoria rádio no Prêmio SBN de Jornalismo, da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.

Também em agosto, a jornalista foi uma das homenageadas em sessão solene do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), recebendo condecoração concedida a profissionais que contribuem para melhorar o trabalho da Justiça no Estado. Também foi homenageada no livro "Sucesso: o que elas pensam", que reúne 150 mulheres que contam como chegaram ao sucesso profissional. Em entrevista publicada no site da TV Jornal em novembro de 2011, a apresentadora falou sobre sua escolha de ser jornalista. "Eu vi que o jornalismo é capaz de curar muitas feridas profundas, fazer transformações. Isso se você faz teu trabalho com responsabilidade, com ética e com disciplina, né?", disse.

Na vida pessoal, era conhecida por fazer atividades físicas e participar de corridas, conquistando várias medalhas. Nas suas redes sociais, era comum ver fotos da apresentadora praticando exercícios na academia ou correndo ao ar livre. Ela chegou a disputar a Maratona de São Silvestre, em São Paulo, onde estreou em 2010, e a Maratona de Paris.

FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário