GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

SANTA CRUZ - TODOS JUNTOS E MISTURADOS

Santa Cruz implementará mesma metodologia de preparação física para profissionais e base

Sistema utilizado pelo preparador Flávio Trevisan é usado pela Seleção Alemã e grandes clubes do mundo


Tal formato permitirá também que atletas da base cheguem na categoria principal em melhores condições físicas para desempenhar seu futebol


Visando ter um bom começo de temporada e gerar frutos para o futuro do clube, o Santa Cruz deve iniciar um novo planejamento na sua preparação física. O Tricolor, que está próximo de renovar com o preparador Flávio Trevisan para 2019, pretende implementar uma mesma estrutura de fisiologia entre o elenco profissional, o Sub-20 e o Sub-17, a partir de outubro. Tal formato permitirá que os atletas da base cheguem na categoria principal em melhores condições físicas para desempenhar seu futebol.

“A gente vai medir, detalhar os dados fisiológicos do jogador, padronizar as avaliações físicas, protocolo de avaliação física criteriosa, periódica, trabalhar com cargas individualizadas dos jogadores e tudo isso medido, nada a olho nu. Temos já alguns equipamentos bons dentro do clube mas que ainda falta alguma coisa, e gradativamente vai melhorando”, conta o preparador físico Flávio Trevisan.

Este sistema de preparação é a Exus, no qual Flávio é formado, e é utilizado pela Seleção Alemã, Bayern de Munique, além de outras seleções e clubes, assim como em franquias da NBA e NFL. Criado nos Estados Unidos, em 1999, a Exus se baseia em quatro pontos principais: mentalidade (entendimento e conscientização sobre o sistema), nutrição, movimento e recuperação. Nele, o atleta mantém uma rotina de preparação pré-treino, que potencializa seu desempenho e sua evolução quando a atividade principal começar, também diminuindo o risco de lesão. E através desse sistema e os equipamentos necessários, é possível estudar individualmente o organismo de cada jogador e elaborar trabalhos específicos de acordo com o que ele precisa. 

“Comecei (a implementar) no Santa Cruz e não deu tempo ainda das coisas se fixarem. É muito importante o apoio da diretoria e ela está muito consciente desse planejamento, da introdução desse sistema de trabalho no clube. Os profissionais que chegarem no clube vão encontrar um trabalho bastante alinhado e, logicamente, o que pode mudar seria dentro do campo com o tipo de treinador que chegar, com o trabalho que ele gosta de fazer. Mas dentro da parte de performance, o clube terá um sistema de trabalho já bem alinhado”, explicou.

Flávio Trevisan chegou a iniciar a implementação do Exus no Vasco, em 2017, e no Náutico, no início deste ano. Agora, no Tricolor, com a possibilidade de ter mais tempo para tal, o preparador almeja introduzir esse sistema de vez no clube. No Brasil, apenas Atlético-PR (desde 2015) e Flamengo (desde 2016) o utilizam. Agora, no Santa Cruz, ele mira manter esse legado para o futuro do clube.


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário