GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 6 de outubro de 2018

ELEIÇÕES EM ´PERNAMBUCO

Ipespe/FolhaPE: Paulo Câmara dispara e está com 43%

                                                             Paulo Câmara (PSB)                                                                    Foto: Hélia Scheppa/PSB


Candidato à reeleição cresceu sete pontos percentuais na pesquisa realizada pelo Ipespe/Folha de Pernambuco. Armando cresceu dois pontos e está com 28% das intenções de votos

governador Paulo Câmara (PSB) segue na liderança, com boa vantagem, na disputa pelo Governo de Pernambuco, de acordo com a quarta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe), em parceria com a Folha de Pernambuco, divulgada na sexta (5). O socialista aparece com 43% das intenções de voto - sete pontos percentuais a mais do que o último levantamento. O senador Armando Monteiro Neto (PTB), segundo colocado, registra 28% das menções - oscilando positivamente dois pontos percentuais. Entretanto, nos votos válidos, Paulo Câmara venceria a eleição no primeiro turno, com 56%.

Na sequência, o ex-deputado federal Maurício Rands (PROS) e o ex-prefeito de Petrolina, Julio Lossio (Rede), têm 2%, cada; Dani Portela (PSOL) e Ana Patrícia Alves (PCO) - que retirou a sua candidatura -, aparecem com 1%, cada; Simone Fontana (PSTU), por sua vez, tem 0%. O quantitativo de entrevistados que declarou voto branco, nulo ou nenhum, reduziu. Nesta sondagem ele representa 17% - 5 pontos percentuais a menos. Os que não sabem ou não responderam somam 6% - oscilando negativamente dentro da margem de erro. 

O levantamento Ipespe/Folha de Pernambuco também simulou um segundo turno entre Paulo Câmara e Armando Monteiro Neto. Neste cenário, Câmara venceria a eleição com 57% dos votos válidos.
  

Usando uma metodologia face a face, a pesquisa foi feita entre os dias 3 e 4 de outubro e ouviu 800 entrevistados, usando uma metodologia face a face, e contempla critérios de sexo, idade, instrução, renda familiar e condição do município. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. 

Raio X

No recorte por sexo, enquanto o melhor índice de Paulo Câmara é demonstrado entre os entrevistados do sexo feminino, 50%, o de Armando Monteiro Neto está entre o eleitorado do sexo masculino, 35%. 

Já no quesito idade, Paulo é mais votado entre os que possuem 60 anos ou mais, 53%. Armando, por sua vez, tem mais votos entre os que têm entre 25 e 44 anos: 29%. 
No aspecto da renda, Paulo pontua melhor entre os que recebem até dois salários mínimos e Armando tem seu melhor desempenho entre os eleitores com mais de cinco salários mínimos. 

Por fim, enquanto Paulo tem mais manifestações entre os eleitores da capital pernambucana, Armando tem mais citações entre os eleitores do interior do Estado.

Avaliação

O Ipespe também questionou aos entrevistados sobre como eles avaliam a gestão do governador Paulo Câmara. Para a maior parte dos eleitores, 39%, a administração é considerada regular. Porém, o número de pernambucanos que aprova a maneira como o socialista vem governando o Estado cresceu seis pontos percentuais, atingindo 52%. 
O eleitorado que avalia o governo como ótimo são 4% e os que o consideram péssimo são 19%. 

Os entrevistados também responderam sobre o desempenho dos candidatos nas redes sociais e no rádio e na televisão. Nesse ponto, Paulo foi considerado o candidato com a melhor atuação em todos os canais de comunicação, 23% e 35%, respectivamente. No levantamento, 13% dos eleitores indicaram que Armando Monteiro apresentou o melhor desempenho nas redes sociais e 20% no rádio e na televisão. 

O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números de protocolo BR-04355/2018 e PE-02671/2018.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário